Iluminação especial e projeção de imagens marcam celebração do Junho Verde

Em 2024, a campanha Junho Verde também celebra os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea). Estabelecida pela Lei 9.795 de 1999, a Pnea institui a educação ambiental como componente essencial e permanente na sala de aula. O tema deve estar presente de forma articulada em todos os níveis de ensino, bem como em atividades não formais de educação e conscientização pública.
Imagens foram projetadas na fachada do Palácio do Congresso Nacional na noite desta quarta-feira (5) Jonas Pereira/Agência Senado

Por Agência Senado — Dentro da programação de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a cúpula e o Anexo 1 do Senado ganharam iluminação na cor verde. Também nesta quarta-feira, o Congresso Nacional recebe uma projeção em vídeo para celebrar a data. As torres são tela para imagens de animais da fauna brasileira, grãos típicos do plantio nacional, ambientes de floresta e do fundo do mar, com a mensagem “Juntos e juntas por um mundo sustentável”. O vídeo foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Relações Públicas do Senado.

A campanha Junho Verde, de conscientização sobre sustentabilidade, foi apresentada no Projeto de Resolução do Senado (PRS) 52/2019, do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e relatado pela senadora Leila Barros (PDT-DF), que propôs a iluminação especial e é presidente da Comissão de Meio Ambiente.

— A iluminação verde especial do Senado em celebração ao Dia do Meio Ambiente simboliza nosso compromisso com a preservação e proteção do meio ambiente. O Poder Legislativo tem um papel central na promoção de políticas sustentáveis que beneficiem não apenas a nossa geração, mas também as futuras. Que essa luz verde inspire ações concretas e transformadoras em prol do nosso planeta — declarou a senadora à Agência Senado.

O objetivo da proposta é estabelecer uma agenda política de conscientização e engajamento social pela preservação do meio ambiente. A campanha, celebrada no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi instituída no Senado em 2020 com o objetivo de promover ações sobre a importância da preservação dos recursos naturais (Resolução 14/2020).

“A campanha é fundamental para unir o avanço da sociedade associado à proteção ambiental e sua conciliação com o desenvolvimento socioeconômico. É relevante e urgente a disseminação de práticas que promovam o bem-estar econômico e que, ao mesmo tempo, garantam o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadia qualidade de vida conforme determina nossa Constituição”, defendeu Leila na votação da proposta.

Seminário

Em 2024, a campanha Junho Verde também celebra os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea). Para comemorar a data, o Senado sediou um ciclo de debates, na terça (4) e na quarta-feira (5), no Auditório Petrônio Portella. O evento foi promovido pela CMA em parceria com a Comissão de Educação (CE). A abertura do evento foi realizada em sessão especial no Plenário do Senado na terça-feira.

A situação atual da educação ambiental (EA), o futuro da EA no Brasil e estratégias de enfrentamento à descontinuidade das políticas públicas de EA foram alguns dos temas da programação. 

Estabelecida pela Lei 9.795 de 1999, a Pnea institui a educação ambiental como componente essencial e permanente na sala de aula. O tema deve estar presente de forma articulada em todos os níveis de ensino, bem como em atividades não formais de educação e conscientização pública.