Ricardo Lewandowski desembarca em Mossoró no 29º dia de buscas por fugitivos da Penitenciária Federal

Ministro Ricardo Lewandowski desembarca em Mossoró no 29º dia de buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal — Foto: Inter TV Cabugi
Ministro Ricardo Lewandowski desembarca em Mossoró no 29º dia de buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal — Foto: Inter TV CabugiAvião do governo federal pousa em Mossoró — Foto: ReproduçãoPoliciais da Força Tarefa pela recaptura dos foragidos de Mossoró fazem buscas nos bairros Planalto e Cinderela, em Baraúna, nesta quarta-feira (13) — Foto: Ayrton Freire/Inter TV CabugiBuscas por fugitivos no assentamento Vila Nova I, em Baraúna, no Rio Grande do Norte — Foto: CedidaSimulações mostram possíveis aparências e disfarces de Rogerio Mendonça e Deibson Nascimento - foragidos da penitenciária federal de Mossoró — Foto: ReproduçãoImagem mostra simulação de possível aparência de Deibson Nascimento - fugitivo da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: DivulgaçãoSimulação mostra possível aparência de Rogério Mendonça - fugitivo de Mossoró — Foto: DivulgaçãoFuga da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte — Foto: Arte/g1Fantástico entra nas celas de presídio de segurança máxima em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de presos

Por g1 RN — O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, desembarcou no Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (13), para uma reunião com policiais da Força Tarefa responsável pelas buscas aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça.

O ministro desembarcou no Aeroporto de Mossoró, no 29º dia de buscas, por volta das 9h30. Do Aeroporto, ele embarcou em um carro e seguiu para a delegacia da Polícia Federal no município, onde chegou por volta das 9h50.

Esta é a segunda visita de Lewandowski ao Rio Grande do Norte desde a confirmação da fuga. No dia 18 de fevereiro, quinto dia de buscas, o ministro afirmou que não havia prazo para recaptura dos foragidos.

Na manhã desta quarta-feira (13), moradores de Baraúna, vizinho a Mossoró, relataram uma intensa movimentação policial, inclusive com helicópteros, em bairros da zona urbana da cidade.

Os fugitivos foram vistos pela última vez no dia 3 de março, em uma fazenda na zona rural de Baraúna. As buscas estão concentradas no município.

Cães farejadores que atuam nas buscas pelos fugitivos de Mossoró detectaram presença humana em uma área de mata no início da manhã da terça-feira (12). O local fica a cerca de 10 km de Baraúna e foi vasculhado.

As equipes de busca das operações especiais do Bope, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, chegaram nesta área na noite de segunda-feira (11), e os animais ficaram agitados.

No domingo (10), a Força Tarefa que atua nas buscas pelos foragidos ampliou o raio de buscas e realizou uma operação no assentamento Vila Nova 1, na zona rural de Baraúna.

O assentamento fica localizado a aproximadamente 9 km do local onde os fugitivos foram vistos, no assentamento Vila Nova 2, também em Baraúna, ao saírem de uma plantação de banana.

Nas novas buscas deste domingo, os policias entraram e revistaram algumas casas do Vila Nova I. Os moradores relataram que os investigadores acreditam que alguém está dando abrigo à dupla.

A operação para recaptura dos fugitivos envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da penitenciária de segurança máxima no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.

Simulações divulgadas pela Polícia Federal mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Federal as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Identificação (INI) da PF, em Brasília.

Ainda de acordo com a corporação, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.

Na última quinta (7), as buscas receberam o reforço de dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso.

Já na sexta-feira (8), foi presa em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de integrar uma rede de apoio aos fugitivos montada pela facção Comando Vermelho. Desde o início das investigações, já foram realizadas seis prisões – cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante.