Eleição presidencial na Venezuela será realizada em 28 de julho

Elvis Amoroso, chefe do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, mostra proposta de acordo de calendário eleitoral para as eleições presidenciais do país assinado por organizações políticas, setores empresariais, religiosos e movimentos sociais, no CNE, em Caracas
01/03/2024
REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
© LEONARDO FERNANDEZ VILORIA

Por Agência Brasil — A Venezuela realizará sua eleição presidencial em 28 de julho, afirmou o chefe do Conselho Nacional Eleitoral, Elvis Amoroso, nesta terça-feira. 

O presidente Nicolás Maduro deve concorrer à reeleição, mas não está claro quem ele enfrentará como representante da oposição, após a Suprema Corte manter a decisão que impede María Corina Machado, que venceu com folgas as primárias da oposição em outubro, de ocupar cargos públicos, o que provocou a restauração de sanções dos EUA. 

A data da eleição também é o aniversário do falecido presidente Hugo Chávez, que morreu em 2013 e foi mentor e antecessor de Maduro. 

O governo e a oposição fecharam um acordo eleitoral em outubro para que a votação fosse realizada na segunda metade de 2024, com observadores internacionais — incluindo da União Europeia e da ONU — supervisionando o pleito e cada lado podendo escolher seu candidato. 

Alguns personagens da oposição expressaram dúvidas na época se Maduro cumpriria o acordo, temores que parecem ter sido confirmados com as contínuas restrições contra Machado. 

* É proibida a reprodução deste conteúdo