Tamanduá-mirim é encontrado em cidade do RN e passa três dias sob cuidado de morador

Tamanduá-mirim resgatado em cidade no interior do RN — Foto: Eduardo Glauco
Tamanduá é encontrado e resgatado em cidade do RNTamanduá-mirim resgatado em cidade no interior do RN — Foto: Eduardo Glauco

Por g1 RN — Um tamanduá-mirim foi encontrado em uma rua e resgatado na cidade de São Bento do Norte, no litoral Norte potiguar, no último domingo (25).

O animal foi capturado pelo funcionário público e empresário Eduardo Glauco, que avistou o bicho sendo perseguido por dois cachorros, na zona urbana da cidade e classificou o achado como uma “surpresa”.

Vídeos feitos pelo morador mostram o animal minutos após ser encontrado e a soltura na natureza, realizada na última terça-feira (27) e acompanhada pela Polícia Militar.

Eduardo afirmou que após enxotar os cães que perseguiam o tamanduá, pediu para funcionários da sua pizzaria trazerem lençóis para cobri-lo e pediu uma caixa d’água vazia emprestada a fim de prender o animal até a chegada de autoridades ambientais.

Na segunda-feira (26), ele ligou para o Ibama, que o orientou a acionar a Polícia Ambiental. “Liguei para a Polícia Ambiental na segunda-feira, mas eles não vieram. Na terça-feira, liguei novamente para o 190 e eles acionaram a Polícia Militar local. Os policiais me conhecem e me procuraram”, conta o empresário.

Ainda segundo Eduardo, durante o tempo que passou com o animal, ele observou se o tamanduá estava se alimentando adequadamente. Pedaços de madeira com cupim foram colocados dentro da caixa d’água. Além disso, o animal tomou leite.

Eduardo combinou com os policiais de soltarem o animal na terça-feira à tarde. “Ele tinha menos de três meses de idade, com certeza. Somos nativos e conhecemos os animais que tem na região; porém nessa área urbana nunca apareceu tamanduá. A mata fechada é distante”, disse.

O animal foi solto na reserva ecológica de um parque eólico, após o empresário e os policiais constatarem que ele conseguiria sobreviver na natureza.