Buscas por fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró entram no 15° dia; veja cronologia

Casa onde investigadores acreditam que fugitivos podem ter ficado durante alguns dias depois da fuga da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi
Justiça decide manter a prisão do homem suspeito de ter ajudado fugitivos do presídio federal de Mossoró, no RNCasa onde investigadores acreditam que fugitivos podem ter ficado durante alguns dias depois da fuga da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV CabugiEsconderijo usado por foragidos foi encontrado na mata — Foto: Reprodução/GloboNewsCamiseta de uniforme de presidiário encontrada durante as buscas pelos fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró — Foto: DivulgaçãoFantástico entra nas celas de presídio de segurança máxima em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de presosPolícia localiza esconderijo dos fugitivos em MossoróFuga da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte — Foto: Arte/g1

Por g1 RN — As buscas pelos detentos Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, entram no 15º dia nesta quarta-feira (27). Ao todo, mais de 600 agentes de segurança atuam de forma integrada na operação para tentar recapturar os foragidos. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

A dupla fugiu da unidade prisional há duas semanas, em 14 de fevereiro. Foi a primeira fuga registrada na história do sistema prisional federal, criado em 2006.

As buscas se concentram desde o primeiro dia nas áreas rurais entre as cidades de Mossoró e Baraúna, que são ligadas pela RN-015, onde fica o presídio. A área também é divisa do estado com o Ceará, outro trecho monitorado pelas autoridades.

Os investigadores entendem que os fugitivos permanecem nessa região, após pistas deixadas ao longo dos dias de buscas, como a invasão a duas casas, e a descoberta de uma chácara usada pelos criminosos como esconderijo – o dono do local foi preso suspeito de auxiliar na fuga.

LEIA TAMBÉM:

Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a fuga

Além dos agentes de segurança, as buscas são feitas com a utilização de drones com sensores térmicos, cães farejadores, helicópteros e outros aparelhos tecnológicos sofisticados.

A procura é dificultada pelo território onde a polícia acredita que estão os foragidos, já que o trecho tem mata fechada, cavernas e animais peçonhentos.

No sábado (24) a Polícia Federal anunciou uma recompensa de até R$ 30 mil para quem tiver informações sobre o paradeiro dos fugitivos. Os canais para dar informações são:

14 de fevereiro:

15 de fevereiro:

16 de fevereiro:

17 de fevereiro:

18 de fevereiro:

20 de fevereiro:

21 de fevereiro:

22 de fevereiro:

23 de fevereiro:

24 de fevereiro:

25 de fevereiro:

26 de fevereiro:

27 de fevereiro: