Projeto garante à pessoa idosa assistência remota por meio de aplicativo digital

Deputado Alberto Fraga (PL-DF) no Plenário da Câmara dos Deputados
Deputado Alberto Fraga, autor da proposta - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Por Câmara dos DeputadosO Projeto de Lei 5678/23 garante à pessoa idosa assistência de saúde remota por meio de aplicativo nacionalmente padronizado e outros canais digitais oficiais, gerenciados pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto acrescenta a medida ao Estatuto da Pessoa Idosa e prevê que também sejam oferecidos, por meio desses canais, serviços de monitoramento e alerta relacionados à saúde e à assistência social.

Autor do projeto, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) cita programa espanhol chamado “Apoios Conectados”, um aplicativo que tem tido sucesso no apoio aos idosos na área de cuidado de saúde, com foco na autonomia. 

“Essa é a ideia, uma ferramenta, nacionalmente padronizada, com gerenciamento local, onde idosos, de modo voluntário, possam acessar a plataforma, por meio de aplicativo ou outro canal, e onde seus dados estarão disponíveis para orientações e atendimentos de modo mais personalizado, além dos alertas gerais”, explicou. 

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker