Projeto determina fornecimento gratuito de caneta de adrenalina autoinjetável pelo SUS

Geraldo Resende discursa na tribuna do Plenário
Geraldo Resende: anafilaxia pode ser fatal se não for tratada rapidamente - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por Câmara dos DeputadosO Projeto de Lei 85/24 inclui a caneta de adrenalina autoinjetável entre os medicamentos fornecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O objetivo é evitar anafilaxias decorrentes de reações alérgicas graves. De acordo com a proposta em análise na Câmara dos Deputados, os pacientes deverão comprovar a necessidade do uso da medicação por laudo médico.

Autor do texto, o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) destaca que a anafilaxia é uma emergência médica potencialmente fatal que pode afetar diversos órgãos e sistemas simultaneamente. 

“A administração célere da adrenalina autoinjetável é a primeira linha de tratamento para reações alérgicas graves e anafilaxia, podendo salvar vidas e reduzir o risco de complicações graves, especialmente em locais onde o acesso a serviços médicos pode ser limitado ou demorado”, acrescentou. 

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rodrigo Bittar