Agentes da Força Nacional enviados para buscas aos fugitivos de Mossoró ficarão alojados na Ufersa

Força Nacional ficará alojada em centro de exposições da Ufersa, em Mossoró — Foto: Eduardo Mendonça/Ufersa/Divulgação
Força Nacional ficará alojada em centro de exposições da Ufersa, em Mossoró — Foto: Eduardo Mendonça/Ufersa/Divulgação

Por g1 RN — Os 100 agentes da Força Nacional enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao Rio Grande do Norte para atuarem nas buscas pelos fugitivos da penitenciária federal de Mossoró ficarão alojados na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), segundo divulgou a reitoria da instituição.

O Centro de Exposições de Mossoró – Expocenter – ligado à universidade, servirá como ponto focal para os militares, após acordo de cooperação firmado entre a reitora Ludimilla Oliveira e o delegado da Polícia Federal Caio Bezerra.

Ao todo, 100 militares e cerca de 20 veículos vão ocupar o espaço localizado no Campus Leste da Ufersa em Mossoró.

Ainda de acordo com a reitoria, além do alojamento com rede Wi-Fi, a instituição ainda irá disponibilizar almoço e jantar no restaurante universitário.

“Os militares devem começar a ocupar o espaço do Expocenter a partir desta quarta-feira, 21”, informou a universidade.

Uma portaria publicada pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (21) também autorizou o envio da Força Penal Nacional a Mossoró, para reforçar a segurança externa da Penitenciária Federal. O número do efetivo que será enviado, no entanto, não foi informado.

Uma semana de buscas

As buscas pelos criminosos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró completaram uma semana nesta quarta (21). A fuga de Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, criado em 2006.

De lá pra cá, o número de agentes das forças de segurança atuando nas buscas chegou a 500. Também foram anunciadas várias medidas pelo governo federal, como o afastamento da direção do presídio (veja mais abaixo).

Os criminosos foram vistos pela última vez na sexta-feira (16) e chegaram a invadir duas casas. Os policiais já encontraram algumas pistas no raio de 15 quilômetros da penitenciária. Veja quem são os fugitivos.

Nesta quarta, a Força Nacional passou a atuar na força-tarefa das buscas, após autorização do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O pedido para o envio das equipes partiu do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues e a medida teve a concordância da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Veja abaixo quatro medidas tomadas pelas autoridades após a fuga de Mossoró:

1 – Reforço nas buscas
2 – Ações no presídio e novos protocolos
3 – Duas áreas de investigações
4 – Pistas dos fugitivos

Notícia na íntegra no g1 RN.