Câmara aprova urgência para projeto que obriga os governos a publicar listas de pacientes à espera de cirurgias eletivas no SUS

Discussão e votação de propostas. Dep. Gilberto Nascimento (PSD - SP), presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, dep. Domingos Sávio (PL - MG) e a dep. Daiana Santos(PCdoB - RS)
Sessão Deliberativa do Plenário da Câmara - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por Câmara dos Deputados — A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) o regime de urgência para o Projeto de Lei 10106/18, do Senado, que obriga os governos a publicar na internet as listas de pacientes à espera das cirurgias eletivas em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a proposta, as listas seriam divulgadas na internet com o número da identidade ou do cartão nacional da saúde do paciente, a ordem que está na fila, e a data do agendamento da cirurgia. As listas devem ser divididas por especialidade médica e atualizadas semanalmente. O texto inclui a regra na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90).

O texto também inclui a falta de publicação ou de atualização das listas no rol de atos de improbidade administrativa definidos na Lei 8.429/92.

Esse projeto poderá ser votado no Plenário sem passar antes pela análise nas comissões.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Geórgia Moraes