VÍDEO: Cliente é presa por chamar segurança de restaurante de ‘negro macaco’ em Mossoró

Mulher foi presa por injúria racial em Mossoró — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Mulher é presa por injúria racial em MossoróMulher foi presa por injúria racial em Mossoró — Foto: Reprodução/Inter TV CabugiDelegacia de Plantão de Mossoró — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Por g1 RN — Uma mulher de 24 anos de idade foi presa em flagrante neste fim de semana em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, após chamar o segurança de um restaurante de “negro macaco”. A ofensa foi registrada em vídeo (veja acima).

De acordo com a Polícia Civil, a mulher, que era cliente do restaurante, foi autuada pelo crime de injúria racial.

O caso aconteceu por volta das 23h30 de sábado (3). De acordo com a Polícia Militar, a mulher havia discutido com garçons do restaurante e, já na saída do estabelecimento, ofendeu o segurança.

“O rapaz tentou apaziguar. Nessa hora, ela começou a chamar o rapaz de ‘macaco’, de ‘negro’. Ouvimos todas as partes e tentamos ouvi-la, mas ela estava muito alterada. Por isso, resolvemos levar as partes para a delegacia”, explicou o sargento Jair Maia, do 12º Batalhão da PM.

O caso foi registrado na Delegacia de Plantão de Mossoró. A mulher passou por uma audiência de custódia no domingo (4) e foi solta. Ela vai responder ao processo em liberdade e, caso condenada, pode pegar até 5 anos de prisão em regime fechado.

No vídeo, a mulher ainda diz para o segurança, após chamá-lo de “negro macaco”: “Agora faça o processo de racismo”.

A confusão, segundo a Polícia Civil, começou dentro do restaurante, que fica na Avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel.

Na delegacia, a mulher disse que havia discutido com uma garçonete que queria retirar pratos e talheres da mesa em que ela jantava com a família. Ela contou que pediu para só serem retirados quando todos terminassem a refeição.

A cliente disse ainda que chegou a ser ofendida pela garçonete, e que um rapaz da limpeza insistiu na retirada dos utensílios, mesmo após a primeira negativa.

A mulher pagou a conta para ir embora ao fim da noite, mas a discussão continou. Segundo a Polícia Civil, o segurança relatou na Delegacia de Plantão de Mossoró que a cliente ameaçou quebrar os vidros do restaurante e, que, já do lado de fora, disse que voltaria para dentro do estabelecimento, o que foi impedido por ele. Neste momento, ela o ofendeu.

Funcionários do próprio restaurante acionaram a Polícia Militar para relatar o crime. O caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado