Nesta quinta-feira acontece lançamento da 29ª edição da FIART

Feira será realizada no período de 19/01 a 28/01 e trará muitas novidades do artesanato. — Foto: Canindé Soares

Em Natal, o mês de janeiro é sinônimo de férias e de Feira Internacional de Artesanato – FIART, que oferece o melhor do artesanato e da cultura potiguar. A 29ª edição acontecerá de 19 a 28 de janeiro de 2024, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com participação de centenas de artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 320 estandes. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial. O lançamento da FIART para imprensa e convidados será na manhã desta quinta-feira (11), no Espaço Neuma Leão.

Entre as novidades, estão: a criação do Salão do Bordado SEBRAE/RN; Oficinas do Fazer, para os artesãos e iniciantes, divididas nas categorias de macramê, crochê, cartonagem e fibras e, Oficina de Empreendedorismo e Precificação. A organização divulgará em breve mais informações dessas atividades.

Além da comercialização do melhor do artesanato do Brasil e do mundo e realização de oficinas, o público da FIART terá acesso a inúmeras ações e uma troca histórico-cultural imensurável dentro de uma ampla programação. Esta, promovida por um pilar essencial que se consolida e cresce anualmente, o Festival FIART Cultural. O projeto traz um conteúdo integrado de quatro ações, sendo elas:

– Mostra de Arte e Cultura: Shows, Dança, Batalha de Breaking, Mostra de Cordel, Mostra de Bandas e Mostra de João Redondo;
– Festival Parafolclórico (competitivo);
– Salão “O Melhor do artesanato potiguar”
– Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.

O Festival Fiart Cultural dedica-se a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para chegar até o povo e também para salvaguardar as tradições. A programação deste ano está bem diversificada e promete encantar os visitantes.

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.