Posse de André Mendonça no STF será comemorada com culto e sem festa

O próprio Mendonça encaminhou o convite a pessoas próximas por mensagem de WhatsApp. — Foto: Reprodução/Twitter

Ao contrário da tradição das posses de ministros no STF (Supremo Tribunal Federal), a chegada de André Mendonça na Corte não será celebrada com uma festança em Brasília, mas com um culto evangélico. A Assembleia de Deus em Madureira, igreja com a qual Mendonça tem ligação, vai promover uma solenidade em uma unidade de Brasília às 18h30 da quinta-feira (16), logo depois da cerimônia no STF.

O próprio Mendonça encaminhou o convite a pessoas próximas hoje, por mensagem de WhatsApp. Na mensagem em anexo, ele escreveu: “Diz a Palavra de Deus: em tudo dai graças”. E finalizou com “Deus o abençoe!!!” Mendonça é pastor e costuma realizar pregações. Atualmente, está licenciado do templo que frequenta na capital federal.

Antes da pandemia, as associações de magistrados costumavam oferecer festas em homenagem aos ministros que tomassem posse no STF. As comemorações costumavam incluir banda, comida e bebida à vontade. Há um ano, Kassio Nunes Marques tomou posse sem festa, para evitar a disseminação da Covid-19.

No caso de Mendonça, as associações se prontificaram para organizar uma festa, mas o ministro não quis. Entretanto, o novato do Supremo tem frequentado jantares menores, organizados por advogados e parlamentares. Esses eventos têm ocorrido antes da posse, porque muitas pessoas estarão fora de Brasília na quinta-feira, por conta do recesso de fim de ano.

O convite de Mendonça para o culto inclui uma citação da Bíblia: “Porque dEle, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” O texto termina com a assinatura do presidente executivo e do presidente vitalício da Assembleia de Deus, os bispos Samuel Ferreira e Manoel Ferreira. Ambos têm ligações com a bancada evangélica no Congresso Nacional, que ajudou Mendonça a chegar ao Supremo.

UOL