Bolsonaro diz que ministro “perdeu condição mínima de continuar” no STF

Presidente voltou a criticar integrantes do Supremo Tribunal Federal. — Foto: Facebook/Bolsonaro/Reprodução

Por Thayná Schuquel, Tácio Lorran, Mariana Costa, Mayara Oliveira, Metrópoles — Ao discursar em meio a apoiadores, na Esplanada dos Ministérios, neste 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar nomes, o chefe do Executivo falou que existe um magistrado específico que “perdeu as condições mínimas de continuar dentro” do tribunal. (Confira os vídeos com o discurso do presidente abaixo)

“Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica continue paralisando a nossa nação. Ou esse poder [Judiciário] pode sofrer aquilo que nos não queremos”, declarou. A mira de Bolsonaro aponta para dois ministros da Corte, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, com os quais ele teve embates públicos.

No caso de Moraes, o mandatário do país chegou a apresentar ao Senado federal um pedido de impeachment contra o integrante da Suprema Corte. Isso porque o magistrado tem proferido decisões contra aliados ao governo. Já em relação a Barroso, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a briga tem a ver com o voto impresso – sistema eleitoral defendido pelo governo, mas que não tem aval do ministro.

Presidente voltou a criticar integrantes do Supremo Tribunal Federal. — Foto: Facebook/Bolsonaro/Reprodução

“O ministro específico do STF perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal. Temos, em nossa bandeira, escrito: ordem e progresso. Não queremos ruptura, não queremos brigar com poder nenhum. Não podemos admitir que uma pessoa coloque em risco a nossa liberdade. Eu jurei um dia, juntamente com o Mourão, dar a nossa vida pela pátria”, afirmou.

Mais cedo, o presidente sobrevoou Brasília em um helicóptero militar, acompanhado de ministros do governo e de um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O mandatário da República acenou para os manifestantes enquanto a aeronave passava pela Praça dos Três Poderes e pela Esplanada dos Ministérios.

Primeira parte:

https://www.facebook.com/watch/?v=269233055031491

Segunda parte:

https://www.facebook.com/watch/?v=252448776756577