Zenaide defende e Comissão de Assuntos Sociais aprova audiência pública sobre MP 1045: “Aumentaram a jornada de trabalho de mineiros! Reduziram o valor da hora extra!”

Ainda não há data para a audiência pública sobre a MP 1045 na CAS. — Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), defendeu a realização de audiência pública no colegiado sobre a Medida Provisória 1045. Requerimento com este objetivo foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT–RS) e aprovado nesta terça-feira (17), após a defesa feita por Zenaide. “Na Câmara, acrescentaram uma minirreforma trabalhista! Aumentaram a jornada de trabalho dos mineiros – são 36 horas mensais a mais trabalhando em ambiente perigoso e insalubre! Nós temos que discutir isso!”, argumentou, indignada.

A senadora também citou outro ponto prejudicial da MP 1045: “Diminui de 50% para 20% do adicional da hora extra para secretárias, jornalistas, advogados, telefonistas, médicos, dentistas, aeronautas e outras categorias que têm regra própria de jornada! Então, é uma Medida Provisória que o governo mandou de um jeito e que a Câmara acrescentou pelo menos 20 itens a mais, fazendo uma reforma trabalhista!”, assinalou Zenaide Maia. Ainda não há data para a audiência pública sobre a MP 1045 na CAS.