PGE emite parecer favorável à preservação do Hotel Reis Magos

Hotel sofre desgaste da ação do tempo à beira mar (Foto: José Aldenir/Agora Imagens)

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) emitiu parecer favorável à preservação do Hotel Reis Magos, localizado na praia do Meio, em Natal, tendo em vista seu valor histórico, arquitetônico e simbólico. O imóvel está abandonado há 18 anos.

A procuradora Marjorie Madruga argumentou em defesa do imóvel. “Tenho o dever de preservar um patrimônio da arquitetura modernista brasileira, o qual deveria ser explorado, valorizado, preservado e transformado, inclusive, em um equipamento de interesse turístico”, diz.

Desde que anunciou a demolição do hotel, o grupo Hotéis Pernambuco S/A tem enfrentado resistência de parte da sociedade. O presidente do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Ricardo Tersualino, informou que existem três processos judiciais relacionados ao caso.

“Buscamos a não demolição do prédio, visto que ele representa o patrimônio histórico para o Estado”, declarou Ricardo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informa que o pedido de licença para a demolição está parado devido a um processo judicial no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE).