Juiz defende fechamento de Alcaçuz e construção de presídios menores no RN

Fabio Hollanda, ex-secretário da SEJUC - Adriano Abreu

Em entrevista ao Portal Agora RN, Hollanda sugeriu, na tentativa de evitar novas rebeliões no estado, a construção de dez presídios menores com 200 vagas cada para tentar esvaziar a Penitenciária de Alcaçuz. As construções, no entanto, deveriam ser efetivadas através de uma parceria público-privada sob a fiscalização de agentes públicos.

Segundo Hollanda, não há nenhuma estrutura dentro dos presídios atuais que dê condições para haver uma segunda chance ao presidiário. “As pessoas são presas e ficam totalmente ociosas dentro dos presídios, sem acesso a estudo, programa de saúde funcional e lazer. Não há nenhum tipo de atividade que recupere as pessoas, o que torna o índice de reincidência muito alto”, afirma o ex-secretário.

Para ele, há um excesso de rigor na execução de prisões no Rio Grande do Norte. Fábio afirma que a detenção em um presídio é para sujeitos de alta periculosidade e os crimes menores poderiam ser resolvidos com prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica, como medidas para desafogar o sistema penitenciário, já que cada preso potiguar custa o equivalente a dez estudantes secundários.

Do Portal Agora RN