Cotado para ser vice de Lula, Alckmin anuncia filiação ao PSB

A filiação será oficializada na próxima quarta-feira (23), em Brasília. — Foto: © Ricardo Stuckert

Do UOL, em São Paulo — O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, cotado para ser o vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais deste ano, anunciou hoje sua filiação ao PSB. O acordo foi fechado na semana passada.

A filiação será oficializada na próxima quarta-feira (23), em Brasília, às 10h, segundo a colunista Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo.

O evento – que contará ainda com o ingresso de outras lideranças à sigla – está sendo formatado para apresentá-lo como um político progressista. Lula não confirmou presença, mas dirigentes pessebistas dizem que o presidenciável sinalizou que participará do ato.

Em post nas redes sociais, Alckmin afirmou que o tempo da mudança chegou. Ele repetiu o mesmo mote da campanha do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva em 2014: “Não vamos desistir do Brasil”. Campos morreu em acidente de avião durante a campanha eleitoral daquele ano.

“O momento exige grandeza política, espírito público e união. A política precisa enxergar as pessoas. Não vamos deixar ninguém para trás. Nosso trabalho para ajudar a construir um país mais justo e pronto para o enfrentamento dos desafios que estão postos está só começando”, escreveu Alckmin.

Em janeiro, o ex-presidente Lula afirmou que sua exigência é que o vice “seja um contraponto” para ampliar o diálogo com outros setores da sociedade, incluindo o de empresários. A ideia do PSB e do PT é formar uma frente ampla para tentar derrotar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno do pleito.

https://www.instagram.com/p/CbP09beuLfU/?utm_source=ig_embed&ig_rid=b60dafa4-f2f3-4677-adb1-d63ce275ace0