Sá Pinto não é mais técnico do Vasco da Gama

Em sua passagem de 15 jogos, perdeu sete, empatou cinco e venceu apenas três partidas. — Foto: © Reprodução

Por Futebol na Veia — O português Ricardo Sá Pinto não é mais treinador do Vasco da Gama. O Mister chegou com uma enorme expectativa, visto seus últimos trabalhos no Braga de Portugal e no Standard de Liège da Bélgica. A saber, as estatísticas mostravam que o técnico comandava seu time de forma ofensiva, sempre buscando o jogo, com agressividade. Entretanto, nada disso foi visto no Vasco. Em verdade foi tudo o oposto. Pois o Vasco de Sá Pinto não buscava o jogo, era defensivo e raramente agredia o adversário.

Outra característica do Sá Pinto era sua bravura, o mesmo foi apelidado de Coração de Leão, uma vez que cobrava arduamente seus jogadores. Fato que não foi visto também, pois, normalmente ele defendia os atletas. Apenas com a arbitragem via-se a bravura do Português.

BARCA E DIVIDA

Juntamente com o técnico, foi-se embora toda a comissão técnica. Deixou o Vasco também Mario André Mazzuco. O homem responsável por contratar. Segundo a Nota Oficial do Clube a decisão de modificar a comissão técnica foi tomada em conjunto. Participaram da decisão: Campello, Zé do Táxi e Jorge Salgado.

“Tomei a decisão de fazer a mudança na comissão técnica a partir também de um entendimento com o Vice de Futebol e com o novo Presidente, já que só estarei no cargo por mais aproximadamente 20 dias. Um novo treinador será anunciado em breve” disse o Presidente Alexandre Campello.

A saber, Sá Pinto não recebeu um salário sequer enquanto comandou o Vasco. Logo o Clube terá que pagar cerca de 3,5 milhões de reais. Em sua passagem de 15 jogos, perdeu sete, empatou cinco e venceu apenas três partidas. Com esses números, foi o pior comandante que o Gigante da Colina teve no tenebroso ano de 2020.

SUCESSOR

Para substituir o lusitano a expectativa é do retorno de Zé Ricardo. O qual já foi treinador do Clube e teve 52.67% de aproveitamento. Foram 50 jogos, onde conquistou 22 vitórias, empatou 13 vezes e saiu derrotado em 15 partidas. Venceu o prêmio de melhor técnico do Carioca de 2018. Mesmo perdendo a final para o Botafogo. A saber, em 2017 levou o Vasco para a libertadores de 2018. Entretanto, após tomar três goleadas na competição, ir para a Sula e perder para a LDU. Zé Ricardo foi mandado embora.

Outro nome cogitado é Dorival JR. Posteriormente ser demitido do Athletico enquanto estava com COVID. Atualmente o técnico está desempregado. Dessa forma, caso seja contratado, será sua terceira passagem pelo Vasco. Em suma, foi bem ao garantir o título da Série B em 2009. Entretanto a última passagem, em 2013, foi curta e definitivamente, não deixou saudades.

Ambos os técnicos citados acima oscilam em seus trabalhos. Logo há um pé atrás com ambos. A princípio, a disputa do Vasco está em cima deles.

REBAIXAMENTO

Frequentemente o torcedor do Vasco faz as contas. Em suma, as contas já estão feitas e são preocupantes. Para chegar aos sonhados 45 pontos, faltam 17. Ou seja, seis vitórias. A questão é que até agora o Vasco ganhou apenas sete partidas. As próximas rodadas são de suma importância. Definitivamente irá ditar o Futuro do Clube. Em síntese, o Cruzmantino pegará quatro rivais diretos para o rebaixamento. São eles, Atlético-GO, Botafogo, Coritiba e Bragantino. No primeiro turno, o Time de São Januário venceu apenas o Botafogo. Para finalizar. O Vasco tem uma partida a menos, está no Z4 e tem 28 dos 45 pontos necessários para se manter na Série A. Para a reta final de Campeonato, aparentemente o Vasco da Gama terá paz na Política.