Henrique Alves deixa academia da PM e começa a cumprir prisão domiciliar

Ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (Foto: © Reprodução)

O ex-ministro Henrique Eduardo Alves deixou, por volta das 20h desta sexta-feira (4), a Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Natal. Porém, Alves não foi solto. Agora, ele passa a cumprir prisão domiciliar no apartamento onde mora, em Areia Preta, na Zona Leste da capital potiguar.

Na academia, Alves vinha cumprindo prisão preventiva desde o dia 6 de junho do ano passado, quando foi detido em razão de duas operações: a Sépsis – que é um desdobramento da Lava-jato e investiga suposto esquema de propinas envolvendo financiamentos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa; e a Manus – que apura desvio de recursos na construção da Arena das Dunas.

Nesta quinta (3), decisão da Justiça Federal do DF revogou a prisão pela operação Sépsis e concedeu liberdade para o ex-ministro. No pedido de habeas corpus, a defesa de Alves alegou excesso de prazo da prisão e que ele está sofrendo de depressão profunda. Porém, em razão de uma outra decisão, esta da Justiça do RN no processo da operação Manus, Alves deve cumprir prisão domiciliar.

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves foi preso no dia 6 de junho de 2017 em um apartamento no bairro de Areia Preta, na Zona Leste de Natal (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Prisão domiciliar
Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte converteu em prisão domiciliar a prisão preventiva do ex-ministro Henrique Alves, dentro da Operação Manus, mas ele permaneceu preso por causa do mandado de prisão da operação Sépsis.

Com o habeas corpus desta quinta, Alves deixou a Academia da PM e seguiu para prisão domiciliar.