O novo prédio que abrigará as instalações da TV e Rádio Assembleia deve ser inaugurado ainda este ano. De acordo com o presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), o planejamento é que os servidores estejam em atividade no mês de maio.
“A obra do prédio está quase concluída e logo logo veremos os servidores trabalhando nessas instalações que foram reformadas e adaptadas para o melhor para comunicação”, destaca Ezequiel Ferreira.
O novo prédio tem mais de 1.600 metros e quatro pavimentos com estúdios amplos e espaços de reuniões. “Pauta, redação, TV e rádio estarão unidos nesse espaço que será referência no país”, argumenta o diretor da Tv Assembleia, Bruno Giovanni.
A obra foi iniciada em 2024 onde antes abrigava o prédio do Banco do Nordeste (BNB) e faz parte do planejamento de reforço e revitalização do centro histórico de Natal. “A nossa atenção em revitalizar o centro foi iniciada com as obras da Casa e a construção do anexo do Memorial Legislativo, onde antes guardava a memória do solar Tavares de Lyra”, destaca o presidente Ezequiel Ferreira.
A TV contará com 5 ilhas de edição, um estúdio de TV, um estúdio de rádio, redação com 12 postos de trabalho e 4 switchers (salas das produções, onde é selecionado em tempo real o que será transmitido).
A reforma do novo prédio – com construções históricas – precisou se adequar às restrições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com preservação da arquitetura original da fachada externa. Essas ações refletem o compromisso da Assembleia com a conservação do patrimônio arquitetônico, a valorização da história local e a promoção de atividades culturais no coração da cidade.
Além da acessibilidade, o projeto preservou aspectos internos simbólicos, como o cofre que pertencia ao BNB e agora abrigará o data center. Para a reforma do prédio, procurou-se um projeto mais sustentável dentro do possível, com acessibilidade e adequação às normas.
Também participaram da visita o diretor administrativo e financeiro, Pedro Cascudo; o gerente de Rádio e TV da Assembleia, Gerson de Castro; Júlio Queiroz, diretor executivo da Fundação Djalma Marinho; Marília Rocha, Diretora de Comunicação; o chefe da Divisão de Arquitetura e Engenharia, Jair Alves; Andrea de Melo Soares, arquiteta responsável pelo projeto em execução e Giuseppe Rosado, coordenador de infraestrutura e apoio logístico.


