Batalha dos Sanfoneiros do RN1: Conheça Diassis Gama, finalista da região Oeste

Diassis Gama tem 57 anos e mais de 40 dedicados à sanfona — Foto: Cedida
Diassis Gama tem 57 anos e mais de 40 dedicados à sanfona — Foto: CedidaDiassis Gama, vencedor da etapa Oeste da Batalha dos Sanfoneiros — Foto: Cedida

Por g1 RN — O quarto e último finalista da Batalha dos Sanfoneiros do RN1 é Diassis Gama, que venceu a disputa na região Oeste do Rio Grande do Norte representando a cidade de Upanema. O resultado da votação foi divulgado na edição desta sexta-feira (4) do jornal.

📊 Diassis Gama teve 62,23% dos votos. Zé Marco do Acordeon, de Pilões, teve 25,80%e Genilson Sanfoneiro, de Assú, teve 11,97%.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

➡️ A Batalha dos Sanfoneiros teve início no mês de junho e, a cada semana, uma região do estado foi contemplada. Sanfoneiros de diferentes municípios tiveram a chance de mostrar o talento e disputar a preferência do público para chegar à grande final ao vivo, marcada para este mês de julho (Veja aqui as regras e o calendário).

Diassis Gama, vencedor da Região Oeste, havia recebido o voto do jurado Giannini Alencar.

“Estamos fazendo desse concurso essa beleza maravilhosa da nossa música potiguar nordestina. O meu escolhido foi Francisco Diassis Gama, da cidade de Upanema. Parabéns a todos que estão concorrendo, tocando, todo mundo toca muito bem. Vamos juntos divulgando a nossa cultura da sanfona, da nossa música potiguar nordestina para o Brasil e para o mundo”, disse o artista.

A votação foi aberta e a final vai ser disputada por:

VOTAÇÃO ABERTA:A votação foi aberta, no site do g1, e pode ser feita por esse link ou clicando abaixo.

O vencedor da Região Oeste, Diassis Gama, de 57 anos, diz que a sanfona na vida dele foi uma paixão à primeira vista, que começou na adolescência e nunca terminou.

Ele contou que daquele dia em diante percebeu que o instrumento o conquistou e que teria um lugar com ele para o resto da vida.

“A partir daquele dia, decidi: é isso que eu quero para minha vida”, contou.

Natural de Alexandria, mas morador de Upanema há mais de 25 anos, Diassis contou que o aprendizado da sanfona foi como na maioria dos casos dos sertanejos: ouvindo as referências musicais e tirando tudo de ouvido.

“Aprendi do jeito que muita gente aprende no sertão: ouvindo.Pegava as músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Os 3 do Nordeste e ia tirando no ouvido”, contou.

O sanfoneiro Diassis Gama tem mais de 40 anos de estrada como músico, integrando várias bandas e grupos. Nos anos mais recentes, tem tocado com o primeiro Júnior Gama no Formoso Pé de Serra.

Hoje ele não vive mais apenas da sanfona e da música – como um dia já conseguiu fazer. Por isso, também atua como pecuarista.

Mas nem por isso deixa de sonhar. Compositor de mais de 50 músicas, ele conta que alimenta a vontade de que suas canções toquem pelo Brasil.

“Meu sonho como músico é um dia ser reconhecido como compositor. E minhas composições serem tocadas por esse Brasil afora”, disse.