Cadastro no Passe Livre Estudantil é prorrogado por mais 30 dias na Paraíba

Cartão do Passe Livre Estudantil na Paraíba — Foto: SEE-PB
Cartão do Passe Livre Estudantil na Paraíba — Foto: SEE-PB

Por g1 PB — O prazo para cadastro no Passe Livre Estudantil foi estendido por mais 30 dias. A prorrogação foi anunciada nesta segunda-feira (30) pelo secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, no retorno das aulas após o recesso escolar.

O programa é direcionado a alunos da rede estadual que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para participar, o estudante deve morar em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux ou Cabedelo.

De acordo com a Secretaria de Educação, cerca de 50 mil alunos têm direito ao benefício, mas até agora apenas 16 mil realizaram o cadastro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp

O secretário Wilson Filho destacou que o objetivo do programa é facilitar o acesso à escola e ajudar a evitar a evasão escolar. “Sabemos que nem todo mundo consegue custear o mês inteiro mais de 20 passagens para um ou mais filhos. Foi pensando nisso que o Governo do Estado investiu R$ 89 milhões para garantir que questões financeiras não impeçam os estudantes de ir à escola”, afirmou.

A inscrição é presencial, gratuita e precisa ser feita apenas uma vez. Durante o atendimento, além dos documentos tradicionais — documento com foto, CPF e comprovante de residência — é coletada a biometria facial do estudante.

O programa oferece 44 passagens mensais, que são recarregadas automaticamente, considerando a frequência escolar.

Para estudantes com deficiência, o programa prevê também o benefício para um acompanhante, que recebe um cartão com 88 passagens mensais.

Os locais para realizar o cadastro no Passe Livre Estudantil são: