Obra em marquise que caiu e matou idoso é interditada em Natal

Fiscalização do Crea na residência onde marquise caiu — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Fiscalização do Crea na residência onde marquise caiu — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV CabugiDesabamento aconteceu na Rua Alberto Silva — Foto: Brunno Rocha/Inter TV CabugiQueda de marquise na Rua Alberto Silva, em Natal — Foto: Brunno Rocha/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — A obra na marquise que caiu e matou um idoso de 81 anos de idade foi interditada pela Defesa Civil de Natal. Outros dois imóveis vizinhos à residência onde o acidente aconteceu também foram interditados pelo órgão municipal.

🔎 O barbeiro Damião Bezerra de Oliveira passava pela calçada da casa na Rua Alberto Silva, no bairro Tirol, na quinta-feira (5), e morreu após a marquise em obra cair em cima dele. Ele trabalhava na região e havia saído para almoçar.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

De acordo com a Defesa Civil, a obra era de demolição e tinha registros na Secretaria Municipal de Ambiente e Meio Urbanismo (Semurb) para acontecer, mas pode ter tido falhas na execução.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), a obra não tinha registros e nem responsável técnico. Por isso, para o Conselho, a obra é tida inicialmente como irregular.

“Não havia nenhum registro no Crea desta obra, nem do registro da obra, nem de profissional. Então, a princípio, é preliminar, mas ela estaria irregular. Não havia um profissional responsável, habilitado”, explicou presidente do Crea, Roberto Wagner.

O imóvel está registrado como espólio, em nome dos herdeiros do antigo proprietário. A Polícia Civil investiga as causas do acidente e solicitou perícia ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

O Crea informou que vai autuar os proprietários por exercício irregular da profissão porque a obra não tinha um engenheiro responsável.

O presidente do Conselho afirmou ainda que a cada 1 mil fiscalizações que o Crea faz, 700 possuem esse tipo de situação, “onde o leigo está exercendo uma atividade que não tem conhecimento, não tem atribuição para tal, pondo em risco os ocupantes do imóvel, pondo em risco a sociedade e, por assim dizer, gastando muito mais”.

A obra havia sido iniciada no ano passado, foi paralisada e recentemente retomada. Para o presidente do Crea, houve falta de escoramento na viga de sustentação da marquise.

Ele reforçou que mesmo que o serviço não pareça complexo é necessário a atuação de um profissional da área.

“É um conselho, é um alerta para a sociedade. assim como para construir, é necessário um profissional habilitado, no caso um engenheiro civil, ou se for uma estrutura mecânica, um engenheiro mecânico, para demolir também”, explicou.

O barbeiro Damião Bezerra de Oliveira, de 81 anos, morreu após uma marquise em obra cair por cima dele na tarde de quinta-feira (5) na Rua Alberto Silva, no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.

O acidente aconteceu por volta das 13h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem morreu na hora.

“Chegando ao local, foi verificado que existia uma vítima por baixo dos escombros. Então, a gente retirou esses escombros da vítima e constatou que ela estava em óbito”, explicou o oficial de operações do Corpo de Bombeiros, Tenente Iranildo Filho.

Moradores da região contaram à Inter TV Cabugi que o homem era barbeiro, trabalhava próximo, e havia ido almoçar. A marquise teria desabado quando ele passava na calçada. Uma mulher que também passava no momento do desabamento conseguiu se salvar.