Alunos de uma escola de Natal se preparam para apresentar soluções a problemas de ordem social, na próxima sexta-feira (18). A proposta, surgiu desde 2022 através do “Projeto Colabore”, idealizado pelo Colégio Monte.
Com o objetivo de levar à comunidade soluções aos obstáculos, sejam eles cotidianos ou mais complexos, o projeto envolve alunos e professores com a prática do conhecimento, exercendo com criatividade as soluções. Para este ano, a proposta é sanar problemas nas imediações do colégio, no bairro de Ponta Negra. “Os alunos foram incentivados a saírem em busca de adversidades existentes e a trabalhar em prol da melhoria. Com a definição dos temas de trabalho, dois professores orientadores foram disponibilizados, para cada sala, para serem ponto de apoio dos alunos durante o desenvolvimento dos projetos. Eles tiveram oportunidade de conversar com as pessoas para entender e identificar as necessidades”, explica a diretora pedagógica, Mônica Guimarães.
Dentre os problemas identificados pelos alunos, no bairro de Ponta Negra, estão: Mobilidade urbana; sujeira na praia; dificuldade de comunicação entre turistas e lojistas locais; dificuldade de pequenos comerciantes (artesãos, bares, restaurantes etc) de serem encontrados pelos turistas; pontos de alagamento e moradores de rua. “Para cada item observado, os alunos sugeriram as possíveis soluções, que serão apresentadas sexta-feira. Com esse projeto, nós ensinamos a desenvolver as habilidades de ter um pensamento crítico e colaborativo, a encontrar soluções para situações práticas e a agir”, incentiva a diretora pedagógica do Colégio Monte.