Por g1 RN — O g1 RN dá continuidade nesta quinta-feira (26) a uma série de reportagens, feita em parceria com o Bom Dia RN, sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Natal.
A equipe do g1 enviou quatro perguntas aos candidatos sobre variados temas. Os candidatos tinham até 1 minuto para a resposta, em vídeo.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A terceira pergunta enviada aos 6 candidatos foi: Qual sua proposta para melhorar a manutenção das vias e resolver o problema dos buracos na cidade?
Heró (PRTB) e Paulinho Freire (União Brasil) não enviaram as respostas. Os vídeos com as respostas estão em ordem alfabética de acordo com o nome dos candidatos.
VEJA TAMBÉM
Confira as respostas:
“Natal está com problemas urgentes que precisam ser resolvidos, mas a gente tem que ser franco e sincero e não vir com propostas mirabolantes para enganar o eleitor. O natalense sabe como passamos os últimos anos, com as ruas esburacadas, dificultando a vida de quem anda de ônibus, de moto ou se desloca de carro. Manter as ruas sem buracos é uma questão de investir na conservação. E a nossa gestão sabe como fazer isso. O povo de Natal lembra que em 2013, quando assumimos após administração de Micarla e seu vice Paulinho Freire, a cidade também estava tomada por buracos. Em 100 dias, conseguimos recuperar grande parte da malha viária. E é isso que vamos fazer novamente”.
“Natal vive uma eterna buraqueira. O maior exemplo é a situação da Zona Norte. A Avenida das Fronteiras, lá, é um buraco só. Então, empresas que fazem o serviço e essas empresas elas não garantem um material de qualidade. E a gente sabe porque isso. Elas precisam de ter os buracos, pra ter o trabalho e ter o dinheiro. Nós queremos acabar com essa farra. Nós precisamos de ter uma empresa que tenha um compromisso social, uma empresa de obras públicas, que possa pegar o dinheiro público e investir no retorno pra população, que seria melhorar essa malha viária. E nós defendemos inclusive a criação de um conselho popular pra fiscalizar essas obras. Essa é a nossa proposta”.
“Um grande serviço de tapa-buraco é fundamental, mas não é a única coisa a se fazer a respeito da conservação das ruas. Nós também vamos implementar um programa que tenha como metas a ampliação do número de ruas pavimentadas na cidade e a manutenção dessas vias. Pra fazer essa manutenção, nós vamos usar a tecnologia pra monitorar a qualidade das nossas ruas. A gente vai montar um programa de residência tecnológica, aproveitar o trabalho de pesquisadores e estruturar o sistema de monitoramento de ocorrência de buracos”.
“Uma das principais reclamações da população de Natal é a condição das nossas ruas. Nós vamos implantar um plano de pavimentação contínua, com a criação de um fundo específico pra manutenção das ruas e avenidas, garantindo a fiscalização periódica das obras e principalmente a utilização de materiais de qualidade. Nós vamos instalar sensores nas frotas de veículos da prefeitura e também nos ônibus, como foi feito lá em Recife, pra que a gente possa ter o mapeamento preciso de onde tem buraco. Quando o buraco começa, se ele for tapado com rapidez, o custo é baixo. Se demorar, ele aumenta e pode arrebentar a rua de lado a lado, o que vai elevar o custo pra recuperação, obviamente além do transtorno que causa para as pessoas. Por isso esse avanço tecnológico vai nos permitir dar um salto na identificação de buracos e problemas de drenagem. O meu objetivo é assegurar que os recursos sejam aplicados de forma eficiente pra resolver esse problema de maneira definitiva”.