Rádio Senado lança podcast semanal sobre inteligência artificial

O programa Primeiro Item inicia esta semana uma série sobre Reforma da Previdência. O consultor do Senado, Pedro Fernando Nery, explica os detalhes do texto aprovado na Câmara e que começa a ser discutido no Senado. Ele salienta que pontos de maior custo social foram retirados pelos deputados. Obs: convidado concede entrevista por telefone.
O podcast vai ao ar às quintas-feiras no programa Conexão Senado Roque de Sá/Agência Senado

Por Agência Senado — Com o intuito de descomplicar o tema inteligência artificial (IA), a Rádio Senado lançou o podcast O Bê-á-Bá da IA: inteligência artificial de um jeito simples. Apresentada pelo especialista no tema e professor Fernando Melo, a coluna é apresentada todas as quintas-feiras no programa “Conexão Senado”, que vai ao ar das das 7h às 9h.

O podcast debate questões como a importância da inteligência artificial no cotidiano, qual o impacto da IA na economia e na produtividade de empresas e profissionais e de que forma a tecnologia molda o futuro de diversos setores e profissões? 

— A inteligência artificial não veio para substituir o ser humano, mas para empoderá-lo. Aqueles que aprenderem a usá-la de forma adequada verão sua produtividade crescer — afirma Melo.

O debate sobre inteligência artificial ganhou destaque com o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, seguido por inúmeras outras ferramentas capazes de criar textos e imagens por meio da chamada IA generativa. De acordo com Fernando Melo, no entanto, a IA já faz parte do dia a dia das pessoas há um bom tempo, por meio, por exemplo, de aplicativos como o WhatsApp.

— A diferença é que agora ela é capaz de gerar novos conteúdos e assumir tarefas que, por enquanto, ainda têm sido feitas pelas pessoas — ressalta o especialista.

Responsável por ministrar cursos sobre o tema para diferentes tipos de público, Melo está habituado a traduzir e compartilhar, em linguagem simples e acessível, os principais conceitos, informações, novidades e tendências do setor. Ele é também fundador da comunidade Machine Learning Brasília, atualmente com mais de 2 mil integrantes. O grupo se dedica a estudar e discutir as técnicas mais eficazes de aprendizado de máquina e suas incontáveis aplicações.

Além do programa Conexão Senado às quintas-feiras, O Bê-á-Bá da IA: inteligência artificial de um jeito simples pode ser acessado nas principais plataformas de podcast (Spotify, Apple Podcast, Deezer e Castbox).