Por g1 PB — Um piloto de avião foi preso, nesta quarta-feira (15), após a Polícia Federal deflagrar duas operações para combater organizações criminosas suspeitas de tráfico internacional de drogas e armas, evasão de divisas, falsificação de documentos públicos, tortura, dentre outros crimes. O mandado de prisão foi cumprido em uma casa no bairro do Bessa, em João Pessoa.
O grupo é investigado por suspeita de remeter drogas a países da América Central. A Polícia Federal estima que pelo menos seis toneladas de droga foram transportadas no decorrer dos três anos de investigações.
A Polícia Federal também apreendeu equipamentos eletrônicos, documentos e dois veículos do piloto.
A organização criminosa estaria movimentando e ocultando valores e bens utilizando doleiros atuantes na fronteira do Brasil com países vizinhos, além da criação de empresas de fachada, negócios dissimulados e pessoas interpostas.
Chamadas de Sordidum e Prime, as duas operações foram deflagradas nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul.
Ainda de acordo com a PF, 273 policiais federais participaram das operações e cumpriram 64 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, sequestro de cerca de 90 imóveis identificados e bloqueio de bens e valores em desfavor de cerca de 80 pessoas e empresas envolvidas.