Grande João Pessoa tem apenas um trecho de praia próprio para banho nesta semana

Dia ensolarado na Praia do Bessa, em João Pessoa — Foto: Krystine Carneiro/g1
Dia ensolarado na Praia do Bessa, em João Pessoa — Foto: Krystine Carneiro/g1

Por g1 PB — Apenas um trecho de praia está próprio para banho na Grande João Pessoa, conforme o relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) nesta sexta-feira (3). Segundo o relatório, o único trecho liberado para os banhistas é o Bessa II, em João Pessoa, localizado no final da Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra.

A análise da balneabilidade da água foi realizada de 29 de abril até o dia 3 de maio e é válida até o dia 10, data da nova divulgação do relatório (Confira no final desta reportagem a lista de praias impróprias para banho).

Das 51 praias que são monitoradas pela Sudema entre Lucena e Pitimbu, apenas 23, 52% estão próprias para banho. Sendo três trechos em Lucena, um em João Pessoa, cinco no Conde e três em Pitimbu.

Apesar da maioria das praias de João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde e Pitimbu não estarem próprias, todas as praias dos municípios de Mataraca, Baía da Traição e Rio Tinto estão próprias para banho.

Em nota, a Sudema explicou que, apesar de entre os pontos analisados o número de trechos próprios esteja baixo, isso não significa que apenas aqueles trechos do litoral estão aptos para o banho, mas sim considerando unicamente os pontos críticos previamente selecionados.

A superintendência exemplifica, citando a Praia do Cabo Branco, cuja análise se restringe a apenas quatro trechos previamente selecionados (ao final da Av. Monsenhor Odilon Coutinho e das Ruas Gregório Pessoa de Oliveira e Áurea, além do ponto em frente à rotatória do Cabo Branco). Assim, o resultado apresentado no relatório reflete unicamente a situação do mar nos pontos indicados.

João Pessoa

Cabedelo

Lucena

Conde

Pitimbu