Turquia apela ao Irã para que evite uma “nova escalada” de violência

An anti-missile system operates after Iran launched drones and missiles towards Israel, as seen from Ashkelon, Israel April 14, 2024. REUTERS/Amir Cohen     TPX IMAGES OF THE DAY
© REUTERS/Amir Cohen

Por Agência Brasil — A Turquia apelou neste domingo (14) a Teerã para que evite uma “nova escalada” de violência na região, depois do ataque iraniano contra Israel lançado na noite de sábado (13), afirmou fonte da diplomacia turca.

“O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, teve hoje uma conversa telefónica com o seu homólogo iraniano […] e disse que não queremos uma nova escalada na região”, afirmou à agência de notícias francesa France-Presse.

Segundo a mesma fonte, o chefe da diplomacia iraniana, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que “a operação de retaliação contra Israel terminou”, mas que Teerã mantinha o direito de agir “com mais firmeza”, em caso de uma resposta por parte de Tel Aviv.

O Irã lançou na noite de sábado e madrugada de hoje um ataque contra Israel, com uso de drones (aeronaves não tripuladas), mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, a grande maioria interceptada, segundo o Exército israelense.

O ataque surgiu depois de um bombardeamento ao consulado do Irã em Damasco, na Síria, em 1º de abril, que matou sete membros da Guarda Revolucionária e mais seis cidadãos sírios, aumentando as tensões entre Teerã e Telavive, já marcadas nos últimos tempos pela ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou hoje que o ataque lançado contra Israel foi “uma lição contra o inimigo sionista”, avisando Tel Aviv que qualquer “nova aventura” irá contar com uma resposta “ainda mais dura” de Teerã.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.