Leste da Ucrânia está sob forte ataque russo, diz chefe do Exército

Leste da Ucrânia está sob forte ataque russo, diz chefe do Exército
Ação ofensiva foi intensificada após reeleição de Putin, em março
Frame Reuters
© Frame Reuters

Por Agência Brasil — O chefe do Exército da Ucrânia disse, neste sábado (13), que a situação na Região Leste do país piorou nos últimos dias, à medida que a Rússia intensificou os ataques blindados e as batalhas pelo controle de uma vila a oeste da cidade devastada de Bakhmut.

A declaração do coronel Oleksandr Syrskyi, mais de dois anos depois da invasão da Rússia, refletiu o clima sombrio em Kiev, já que a ajuda militar fundamental dos Estados Unidos que Kiev esperava receber meses atrás está presa no Congresso.

O coronel Syrskyi disse que viajou para a região para estabilizar a área, enquanto grupos de agressores russos usavam tanques e veículos blindados, aproveitando-se do clima seco e quente, o que torna a manobra mais fácil.

“A situação na Região Leste ficou consideravelmente mais tensa nos últimos dias. Isso está ligado, principalmente, à significativa ativação de ação ofensiva por parte do inimigo após as eleições presidenciais na Rússia”, escreveu Syrskyi no aplicativo Telegram.

Desde que o presidente Vladimir Putin foi reeleito em um pleito realizado em meados de março, a Rússia intensificou os ataques à Ucrânia e desencadeou três ofensivas aéreas massivas ao seu sistema energético do país, destruindo centrais elétricas e subestações.

A desaceleração da assistência militar vinda do Ocidente deixou a Ucrânia mais exposta a ataques aéreos e fortemente desarmada no campo de batalha. Kiev tem feito apelos cada vez mais desesperados por fornecimento de mísseis de defesa aérea nas últimas semanas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo