Sessão especial vai homenagear 24º Grito da Terra Brasil

Mesa: senador Sergio Moro (União-PR); presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); secretário-geral da Mesa do Senado Federal, Gustavo A. Sabóia Vieira; senador Jaques Wagner (PT-BA).
Requerimento de Beto Faro foi aprovado pelo Plenário nesta quarta Jonas Pereira/Agência Senado

Por Agência Senado — O Senado vai promover uma sessão especial para celebrar o 24º Grito da Terra Brasil. O requerimento para a homenagem (RQS 142/2024), apresentado pelo senador Beto Faro (PT-PA), foi aprovado no Plenário nesta quarta-feira (10). A data da sessão ainda será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

O 24º Grito da Terra Brasil vai ocorrer em Brasília, nos dias 21 e 22 de maio, com o tema “Mudanças Climáticas e Alimentos Saudáveis”. O encontro será promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e por outras entidades ligadas à pauta da agricultura familiar. A expectativa é que o evento, promovido desde o ano de 1994, reúna 10 mil trabalhadores rurais.

Segundo Beto Faro, o Grito da Terra é “o momento em que os diversos segmentos de trabalhadores e trabalhadoras do campo têm oportunidade de apresentar suas reivindicações com uma pauta diversificada e estratégica”. O senador afirma que o evento defende temas como o fortalecimento da agricultura familiar, a reforma agrária, a regularização fundiária, a política agrícola diferenciada, a pacificação do campo, direitos e justiça social.   

Magistrados espíritas

Também nesta quarta o Plenário aprovou uma sessão especial para celebrar os 25 anos de fundação da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame). O requerimento para a homenagem (RQS 235/2024) foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).

De acordo com o senador, a Abrame foi fundada em 1999 e “tem por escopo contribuir para uma Justiça mais consentânea com os princípios de respeito à Constituição, à vida, à liberdade e aos postulados da dignidade humana, tendo como norte os ensinamentos da doutrina espírita”. A data da homenagem será definida pela SGM.