Seif destaca bicentenário do Senado e diz que polarização política prejudica o país

Em discurso, à tribuna, senador Jorge Seif (PL-SC).
Pedro França/Agência Senado

Por Agência Senado — O senador Jorge Seif (PL-SC) destacou, em pronunciamento na terça-feira (26), os 200 anos de existência do Senado, celebrado na segunda (25). Para o parlamentar, o marco do bicentenário mostra que a instituição tem estabilidade, maturidade, força e resiliência.

Seif ressaltou que Senado é o Poder mais igualitário, paritário e democrático do país, já que representa todos os estados com o mesmo número de membros, sem levar em conta a extensão territorial e tamanho populacional. O senador argumentou que democracia é sinônimo de convívio de ideias antagônicas, visões contrárias e opiniões conflitantes, mas ponderou que o país vive um momento de “exacerbada rivalidade”. Para o parlamentar, a divisão e a polarização estão trazendo graves prejuízos para o futuro do Brasil, consumindo a democracia e paralisando o desenvolvimento da nação.

— Quando questões que deveriam ficar no debate das ideias e opiniões migram para cisão, revanchismo e geram conflitos personalíssimos, elas preocupam e demandam ação dos membros desta Casa e demais Poderes, como já mencionados. O desafio imposto nesta data de 200 anos do Senado Federal para todos os chefes de Poderes é, sem dúvida nenhuma, o maior na história brasileira. E passou da hora, senhoras e senhores, que lulistas e bolsonaristas, brancos e negros, héteros e homos, sulistas e nortistas sejam enxergados e tratados como são: cidadãos brasileiros, o mesmo povo e uma só nação.