Congresso se ilumina de verde pelo Dia da Conscientização sobre a Neuromielite Óptica

Iluminação especial, na cor VERDE, em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde.
Dia 27 de março é o Dia de Conscientização sobre a Neuromielite - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Por Câmara dos Deputados — O prédio do Congresso Nacional recebe iluminação verde de hoje (27) a domingo (31) em uma ação que visa chamar a atenção para o Dia de Conscientização sobre a Neuromielite Óptica (27 de março). Também conhecida como doença de Devic, a neuromielite óptica é uma condição rara caracterizada pela inflamação do nervo óptico e da medula espinhal.

A doença se manifesta com sintomas como a diminuição da capacidade visual, dificuldades motoras, dormência nos membros e desregulação nos controles urinário e intestinal, gerando incapacidades graves que podem levar à morte.

Anteriormente vista como uma variação da esclerose múltipla, a neuromielite óptica hoje é classificada como uma doença à parte.

A enfermidade pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, embora seja mais prevalente em mulheres na meia-idade.

Para muitos, o diagnóstico desta doença resulta em desafios significativos, afetando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional, social e financeiro dos pacientes e de suas famílias.

Apesar de incurável, a neuromielite óptica já dispõe de tratamento para evitar o agravamento das inflamações.

A iluminação atende solicitação do senador Romário (PL-RJ); da procuradora da mulher da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ); da Secretaria da Mulher; e do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), a pedido da Associação Crônicos do Dia a Dia.

Da Redação – GM
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara