Senadores elogiam pioneirismo e fortalecimento da Instituição

Em pronunciamento, à mesa, primeiro-secretário e presidente da Comissão Curadora dos 200 Anos do Senado Federal, senador Rogério Carvalho (PT-SE).
Presidente da Comissão Curadora do bicentenário, Rogério apontou exemplos de pioneirismo do Senado Waldemir Barreto/Agência Senado

Por Agência SenadoOs senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) destacaram a história institucional do Senado Federal, nesta segunda-feira (25), durante sessão solene que comemorou os 200 anos da Casa legislativa. Primeiro-secretário e presidente da Comissão Curadora do bicentenário, Rogério apontou que as atividades do Senado, além da atuação legislativa, são marcadas pelo pioneirismo e referência no serviço público.

— A Biblioteca do Senado foi pioneira no suporte à atividade legislativa. [Outro exemplo foi] a criação da Gráfica do Senado, logo após a mudança da capital para Brasília, dando autonomia ao Legislativo na divulgação dos seus atos. A incorporação da tecnologia da informação ao nosso dia a dia, representada pela instituição do Prodasen, foi outro fato notável. Mais recentemente, o Senado implantou a tecnologia do Plenário Virtual, que garantiu a continuidade das atividades legislativas durante o momento mais crítico da epidemia de covid-19… Fomos pioneiros ainda na criação de um sistema de comunicação completo, incluindo rádio, TV, mídia impressa e presença na internet, que permite a cobertura e a divulgação integrais de nossas atividades legislativas de uma forma politicamente igualitária e neutra do ponto de vista partidário — listou o senador.

Ele ainda afirmou que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) representou uma inovação na abordagem da capacitação de pessoas e elogiou as Consultorias Legislativas e de Orçamento.

Defesa do órgão

Primeiro vice-presidente do Senado, Veneziano destacou que o Senado se entrelaça com a sociedade por meio de seu trabalho legislativo. Dessa forma, para ele, a instituição merece a defesa incondicional de todos, especialmente dos seus integrantes.

— Nós não podemos deixar de fazer o trabalho: mostrar o quão importante o Senado Federal foi, é e será. Jamais tentar enfraquecê-lo a partir de nós mesmos. Temos o dever de solidificá-lo e consolidá-lo.

Veneziano também mencionou os eventos de 8 de janeiro de 2023, que classificou como “indizíveis”, mas exaltou a união dos Poderes da República após o fato.

— Defender a nossa República, os seus preceitos e postulados também é defender o Senado. Parabéns, Brasil, por ter esta Casa vigorosa e cônscia de suas responsabilidades!