Iluminação azul do Congresso integra ações de campanha de prevenção ao câncer de intestino

Saúde - geral - cúpula do congresso nacional iluminada de azul - novembro azul - câncer de próstata
Congresso recebe iluminação especial em datas comemorativas - Roque de Sá/Agência Senado

Por Câmara dos Deputados — O Congresso Nacional fica iluminado de azul nesta segunda (25) e terça-feira (26), alinhando-se à campanha nacional de conscientização sobre o câncer de intestino, conhecida como Março Azul-Marinho. A iluminação foi solicitada pelo Senado Federal.

A iniciativa visa promover a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença, priorizando a prevenção primária e secundária. Segundo especialistas, esse tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.

Fatores de risco
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, incluindo sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de carne vermelha, álcool e tabaco, além de uma dieta pobre em fibras, frutas e vegetais, além de influências genéticas e hereditárias.

A identificação precoce, especialmente através de exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopias, pode aumentar as taxas de cura em até 80%. Os sintomas incluem presença de sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, dor abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso inexplicada, entre outros indicadores.

Estatísticas
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de cólon e reto ocupa a terceira posição entre os mais frequentes no País. A estimativa do órgão é de surgimento de mais de 45 mil novos casos por ano no Brasil entre 2023 e 2025.

Da Redação – RL