Gelo na árvore? Formação encontrada em planta na Grande Natal chama atenção da população; especialistas explicam

Espuma em árvore é criada por inseto para proteger seus ovos, dizem especialistas — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução
Formação parecida com gelo em árvore chama atenção na Grande NatalEspuma em árvore é criada por inseto para proteger seus ovos, dizem especialistas — Foto: Inter TV Cabugi/ReproduçãoMoradores de Macaíba, na Grande Natal, visualizaram formação parecida com gelo em árvore — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Um galho de árvore supostamente congelado chamou a atenção de moradores de Macaíba, cidade da região metropolitana de Natal, nesta semana.

A árvore em questão fica localizada às margens da rodovia estadual RN-160 no distrito de Canabrava. Nas redes sociais, curiosos publicaram vídeos informando que a árvore começou a criar gelo, mesmo sem temperatura fria o suficiente para isso.

Segundo os moradores da comunidade, a formação surgiu há cerca de oito dias e derrama pequenas gotas geladas, que foram sentidas por várias pessoas.

Especialistas procurados pela Inter TV Cabugi, no entanto, explicaram que o material visto na planta não era gelo, mas um resíduo deixado no local por um inseto.

De acordo com Adriana Américo, engenheira agrônoma da Emater-RN, a substância que tem um aspecto que lembra o gelo é na verdade produzida por uma cigarrinha, um inseto da família Cercopidae, cujo nome científico é Prosapia bicincta.

“Esse líquido, essa ‘espuma’ é, na verdade, resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta para se alimentarem e utilizam para proteger seus ovos”, acrescentou.

“Ele pega esse material sugando a seiva da planta e faz essa camada protetora que serve para eliminar a presença de inimigos naturais”, acrescenta o também engenheiro agrônomo da Emater, Sérgio Pinheiro.