Com dificuldade para respirar, idosa de 81 anos aguarda há quase uma semana por leito de UTI no RN

Damiana aguarda por vaga em UTI no RN — Foto: Divulgação
Idosa de 81 anos aguarda transferência para leito de UTIDamiana aguarda por vaga em UTI no RN — Foto: Divulgação

Por g1 RN — Internada na Unidade Mista de Saúde de Arez (RN) desde domingo (17), uma idosa de 81 anos de idade aguarda a transferência para uma UTI da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte há quase uma semana.

O estado de saúde de Damiana Ferreira da Silva é considerado delicado, de acordo com a família. A idosa está com dificuldades para respirar.

Segundo a família, Damiana apresentou um edema pulmonar e tem passado por instabilidades durante a internação, o que fez a equipe médica solicitar a transferência na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Até esta sexta-feira (22), isso não havia ocorrido.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

A família, então, acionou a Justiça. Uma liminar expedida pela juíza Karyne Chagas Brandão determinou que o estado “promova a transferência da autora para leito de UTI de hospital público ou da rede privada conveniado ao SUS, via regulação“. A decisão é de segunda-feira (18).

Em nota, a Sesap informou a Central de Regulação monitora a situação e que a idosa está na fila para entrar na UTI, mas que antes da transferência, de acordo com informações clínicas repassadas para a Central, a idosa precisa fazer uma cirurgia cardíaca no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

O HUOL, que pertence à UFRN, disse que recebeu a solicitação da Central nesta sexta e que repassou para a equipe de cardiologia. “Até o presente momento, nossa UTI segue com sua capacidade máxima ocupada. Estamos cientes da urgência da situação e em constante comunicação com o órgão regulador”, informou.

Damiana Ferreira da Silva é portadora de diabetes e possui doenças cardíacas. De acordo com a família, a equipe médica da Unidade Mista de Saúde de Arez alertou, desde o dia da internação, sobre a necessidade de uma UTI.

Segundo a neta, a avó tem tido várias oscilações no quadro de saúde. Ela apresenta um edema pulmonar e tem passado por picos hipertensivos e hipotensivos, além de taquicardia. A idosa se mostra bastante cansada.

“Estou com medo que ela venha a falecer por instabilidade no quadro”, disse.

Na decisão liminar, a juíza cita que “a demora na disponibilização de leito de UTI para a sua internação lhe submete a sério risco de óbito”.