No horário de líderes, Cristiane destaca campanha de prevenção do câncer do colo do útero

O tema foi abordado pela deputada Cristiane Dantas na Assembleia Legislativa. — Foto: João Gilberto

A campanha Março Lilás, de prevenção do câncer do colo do útero, foi o destaque no horário de líderes durante a sessão plenária desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa. O tema foi abordado pela deputada Cristiane Dantas (SDD).

“Esta é a terceira doença mais frequente entre as mulheres. Nós falamos muito no Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, mas precisamos falar com as mulheres para fazerem exames recorrentes para prevenir também o câncer do colo do útero”, observou a deputada.

Cristiane Dantas alertou que a doença é silenciosa. “Infelizmente quando as mulheres que não fazem o seu preventivo procuram um diagnóstico, o câncer já está bastante avançado e a prevenção é sempre o melhor tratamento para qualquer doença”, disse.

A deputada também citou a endometriose, doença que afeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 176 mulheres e no Brasil mais de sete milhões. “Ressaltamos a prevenção e cuidado, pois em muitos lugares é difícil o acesso a esses exames e as mulheres passam meses esperando. Então busquem as unidades de saúde nos seus municípios para fazer a prevenção”, orientou.