Escritora lança livro sobre o cotidiano de médicos do RN

O evento de lançamento da obra acontece na sede do Cremern, no dia 28 deste mês. — Foto: Divulgação

Por Júnior Teixeira de Agecom/UFRN – Um relato poético sobre o cotidiano de 20 médicos do Sistema de Saúde do Rio Grande do Norte e uma apresentação cuidadosa acerca das dificuldades enfrentadas por eles. Essa é a premissa do livro Esmeraldas ao Vento, de Teresa Paiva de Oliveira, advogada egressa da pós-graduação da UFRN. O evento de lançamento da obra acontece na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), no dia 28 deste mês, a partir das 18h.

A autora é formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e realizou o mestrado em Linguística Aplicada pela UFRN. Atualmente é servidora de carreira do Tribunal de Justiça do estado da Paraíba. Teresa escreve desde criança e é apaixonada por poesia. A sua primeira obra publicada foi Gentil, verás que um filho teu não foge à luta (2022). No livro, que é um perfil de seu pai, ela narra a história desse homem que exerceu por anos a função de médico. A autora também é contista e cronista.

A inspiração para escrever Esmeraldas ao Vento surgiu após uma conversa com o médico Rafael Rosas. Teresa foi até o Hospital Walfredo Gurgel para visitar um primo e, chegando lá, se deparou com a dificuldade enfrentada pelos profissionais que trabalhavam ali. “Eu olhei para ele e disse: doutor, pelo amor de Deus, isso aqui é uma zona de guerra. Ele me respondeu: Teresa, essa zona de guerra é que salva o RN”. A escritora então produziu uma crônica sobre o diálogo, e teve seu texto bem recebido pelo público.

Outros médicos procuraram Teresa, que escreveu mais quatro crônicas também publicadas. Após isso, ela decidiu escrever o Esmeraldas ao Vento. “Eles têm histórias muito bonitas. O intuito maior com a publicação da obra foi a exaltação ao Sistema Único de Saúde Brasileiro e a esses profissionais que vivem à sombra do anonimato, mas que sustentam as bases da verdadeira medicina”.

A escritora conta que o processo de produção do livro aconteceu de forma muito natural. Teresa queria contar a história de médicos anônimos que amam a profissão, e não de celebridades. “Entrevistei várias pessoas. Fui percebendo aos poucos que alguns personagens não tinham o perfil adequado para o que eu gostaria de expor. Meu livro não é sobre celebridades. São médicos realmente humanos e que se dedicam de forma magistral ao sacerdócio que abraçaram”.

Sobre a maneira do livro ser escrito, a autora fala que não se prendeu a um único estilo, tudo dependeu da versatilidade do personagem. No entanto, não existe ficção, apenas a licença poética da escritora. A obra foi editada e diagramada pela editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). Também participam do evento de lançamento da obra o professor Carlos Castilho, antigo presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), e a doutora Susana Garcia, presidente da Sociedade Ibero-Americana de Saúde Ambiental.