Obra de revitalização da orla na Zona Leste de Natal tem ordem de serviço assinada; veja vídeo do projeto

Revitalização projetada pela prefeitura em praias da Zona Leste de Natal — Foto: Divulgação
Veja projeto de revitalização de parte da orla de NatalRevitalização projetada pela prefeitura em praias da Zona Leste de Natal — Foto: Divulgação

Por g1 RN — A ordem de serviço para revitalização de parte da orla de Natal foi assinada no sábado (16) pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos). O trecho que passará por obras será entre Areia Preta, Praia do Meio e a Praia do Forte.

A prefeitura divulgou também um vídeo de como pretende que o projeto fique ao final do serviço, que ocorrerá exclusivamente no trecho da Zona Leste da cidade (veja acima).

De acordo com o Município, a projeção é que o projeto seja concluído até dezembro deste ano. O investimento total é de R$ 38,9 milhões – sendo R$ 25 milhões de operações de crédito da prefeitura de Natal e o restante oriundo do Ministério das Cidades.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

A empresa que vai realizar o serviço já recebeu autorização para instalar o canteiro de obras, com o maquinário, e para contratar a equipe responsável.

De acordo com o secretário de Obras de Natal, Carlson Gomes, a obra vai acontecer em três turnos e será dividida em sete etapas.

“Vamos trabalhar por etapas para minimizar os transtornos. Terão sete frentes de serviço. Já foi conversado. Os quiosqueiros vão sair provisoriamente para um local na areia da praia. Vamos por etapa, não podemos tirar todos de uma só vez”, explicou.

As obras vão passar por ruas e avenidas como a Nilo Peçanha, Café filho e Getúlio Vargas, todas na Zona Leste da cidade.

A obra de revitalização e urbanização prevê mirantes para ver o pôr do sol, renovação do calçadão e a instalação de novos quiosques. Também haverá construção de praças, quadras, pistas de skate e pontos de acessibilidade.

“Será uma área totalmente revatilzada, porque ficava um vazio muito nessa praia urbana de Natal”, explicou o secretário de Obras, Carlson Gomes.

Outra previsão é a instalação de novos banheiros, um problema recorrente nas praias de Natal, e que, segundo o secretário, ficará a cargo de cada quiosque a partir de dezembro.

“Cada quiosque cuidará do seu próprio banheiro. Assim, haverá uma descentralização até do Poder Municipal em fazer essa manutenção. Temos problemas, e muito, com a manutenção”, disse.

“Os banheiros da orla agora cada quiosque terá o seu e, com certeza, já que toda essa área será padronizada, fará esse local mais tranquilo, mais agradável”.

De acordo com o secretário, Ponta Negra não entrou no projeto porque já tem um projeto próprio incluído nas obras de engorda e enrocamento, e a praia da Redinha também ficou de fora porque já conta com o projeto do Complexo Turístico, que, segundo o secretário, será entregue em cerca de 60 dias.