Pelo menos 74 pessoas são detidas em ações de protesto contra Putin

People attend a protest against the re-election of incumbent President Vladimir Putin on the final day of the presidential election in Russia, amid Russia's attack on Ukraine, at Place de Colombie near the Russian embassy, in Paris, France, March 17, 2024. REUTERS/Sarah Meyssonnier
© REUTERS/Sarah Meyssonnier

Por Agência Brasil — Pelo menos 74 pessoas foram detidas hoje na Rússia, no terceiro e último dia das eleições presidenciais, de acordo com várias organizações não governamentais (ONG).

As detenções foram feitas em 17 cidades em todo o país, incluindo Moscou, segundo a agência de notícias espanhola EFE, que relatou 19 detenções na capital Moscou, a que se somam 29 pessoas em Kazan, a capital do Tartaristão, entre outras. 

Na capital, um casal foi detido por usar uma tarja com citações de George Orwell, autor do livro “1984”, e em outros locais foram também feitas várias detenções no âmbito do protesto “Meio-dia contra Putin”, que levou os opositores a esperarem as 12h locais para se dirigirem às mesas de voto, num protesto que ocorreu também em cidades estrangeiras, incluindo Lisboa.

Os organizadores da campanha – apoiada pela viúva do opositor russo Alexei Navalny (que morreu na prisão em fevereiro), Yulia Navalny, e pelo bilionário Mikail Jodokovski – apresentaram outras opções de protesto, como inutilizar o boletim de voto ou escrever vários nomes, incluindo o de Navalny.

O protesto internacional Meio-dia contra Putin convidava os cidadãos, na Rússia e no resto do mundo, a se deslocarem às sessões de votação às 12h “para expressarem posição coletiva contra a atual situação política”.

Vladimir Putin está no poder desde 2000 e pretende garantir o quinto mandato presidencial, depois de também ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 2008 e 2012.

A participação nas eleições presidenciais da Rússia ultrapassou os 74%,  informou a Comissão Eleitoral Central  do país. Nas eleições de 2018, a participação foi de 67,5%.

Os dados divulgados incluem a votação eletrônica remota e a presencial.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.