Mais 14 presos são transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró

Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/JH
Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/JHFuga do presídio federal de Mossoró completa um mêsCronologia fugitivos Mossoró — Foto: Arte/g1

Por g1 RN — Mais 14 presos foram transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) para outras unidades prisionais do sistema federal entre esta quinta (14) e sexta-feira (15).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou, neste sábado (16), que houve “o rodízio periódico de 14 presos entre as cinco penitenciárias federais do país”, mas não informou de qual unidade os presos saíram e para onde foram.

Fontes do g1, que participaram da operação de transferência, informaram que os 14 presos transferidos foram da unidade de Mossoró.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Essa é a terceira transferência – a segunda em massa – de presos da Penitenciária Federal de Mossoró desde a fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, no dia 14 de fevereiro.

A primeira aconteceu no dia 2 de março, quando foram transferidos Fernandinho Beira-Mar e outros 22 presos. No dia 13 de março, mais um preso foi transferido. Ao todo, foram 38 presos transferidos de Mossoró.

LEIA TAMBÉM

O Ministério da Justiça informou que a movimentação dos internos é parte da rotina das unidades e que, por questões de segurança, “a Senappen [Secretaria Nacional de Políticas Penais] não informa a localização dos presos, nem detalhes dessas operações”.

Os presos transferidos nesta semana embarcaram do aeroporto da cidade de Aracati (CE), que fica a cerca de 90 quilômetros de Mossoró.

O Ministério da Justiça informou que a transferência de presos entre as unidades “visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos, além de dificultar e enfraquecer possíveis vínculos nas regiões onde se encontram as Penitenciárias Federais”.

A fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró, ocorrida em 14 de fevereiro, foi a primeira a ser registrada na história do sistema prisional federal, criado em 2006.

As buscas pela dupla chegou a um mês e segue concentrada nas cidades de Mossoró e Baraúna (RN), sobretudo nas áreas rurais.

Na quarta-feira (13), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, viajou até Mossoró e informou a continuidade da força-tarefa na região diante de “fortes indícios” de que os fugitivos permanecem na localidade.

A pista mais recente deixada pelos fugitivos foi no dia 3 de março, quando invadiram um galpão agrícola em um assentamento em Baraúna (RN).