Quase 4 mil raios são registados no RN entre 13 e 15 de março; veja cidades com mais ocorrências

Raio cai em Natal (Arquivo) — Foto: Reprodução
Raio cai em Natal (Arquivo) — Foto: ReproduçãoRaio causou prejuízos para moradores de Massaranduba, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Desde a última quarta-feira (13), o Rio Grande do Norte registrou quase 4 mil quilômetros, segundo levantamento da distribuidora de energia Neoenergia Cosern com base nos dados da Plataforma ClimaTempo.

Os números foram registrados entre a última quarta-feira (13) e a manhã desta sexta-feira (15) de março. Ao todo, foram 3.953 ocorrências.

O município com maior número de casos foi Apodi, na região Oeste. Somente nesta quinta-feira (14), a cidade teve 477 raios registrados. Também no Oeste, Assu registrou 311 raios somente nesta quinta-feira (14).

Já em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, apenas um raio foi registrado pela companhia elétrica. No entanto a descarga elétrica atingiu casas da comunidade Massaranduba e causou prejuízos aos moradores da região. Pelo menos uma pessoa foi levada ao hospital.

De acordo com ele, cerca de 400 estruturas da empresa, como postes, transformadores, isoladores e fios já foram atingidas por raios em 2024.

Ainda segundo o engenheiro, a energia do raio sempre procura a terra. Em caso de tempestades, ele recomenda que a população desligue disjuntor geral e tire os eletrodomésticos da tomada, bem como evite lugares abertos e topos de casas e prédios.