Guarda-sóis voando, cadeiras quebradas e tenda arrancada do chão: redemoinho causa estragos em praia da Grande Natal; VÍDEO

Guarda-sóis voaram em praia na Grande Natal — Foto: Redes sociais
Redemoinho arranca tendas e levanta guarda-sóis em praia na Grande NatalGuarda-sóis voaram em praia na Grande Natal — Foto: Redes sociaisMesas e cadeiras ficaram quebradas durante fenômeno em Genipabu — Foto: Redes sociais

Por g1 RN — Uma ventania ocorrida no fim da manhã desta sexta-feira (15) levantou guarda-sóis, quebrou mesas e cadeiras, e arrancou a tenda de uma barraca na praia de Genipabu, em Extremoz, na Grande Natal. O trecho é um dos principais pontos turísticos do litoral potiguar.

O fato assustou alguns banhistas e trabalhadores, e também causou prejuízos financeiros a proprietários de bares e restaurantes na região (veja mais abaixo).

De acordo com o meteorologista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Cláudio Moisés, a ventania que assustou as pessoas na praia era, na verdade, um redemoinho.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

“É um fenômeno local muito associado ao aquecimento da superfície, então ele ocorre quando a superfície está extremamente quente, o que libera uma quantidade muito grande de calor”, explicou.

Segundo o meteorologista, o fenômeno pode durar entre 1 e 10 minutos, em média, e chegar a até 100 km/h.

“Eles são capazes de levantar sombreiro, cadeira, mesas de praia, e outras coisas. Portanto, eles são perigosos. Sempre que ver um, é importante se afastar, porque ele pode arremessar coisas a distãncia e eventualmente pode machucar alguém”, disse.

O turista Rogério Cavalcante estava na praia, mas conseguiu acompanhar com certa distância o fenômeno. Ele dissse que chegou a ver as barracas voando, mas não achou que vento tinha sido tão intenso.

“Não achei que era tão profundo. Nunca tinha visto. Achei que era só um ventinho, mas depois que a gente viu a proporção do vento, a gente ficou meio preocupado com a situação”, contou.

Diogo Silvestre, proprietário de um dos restaurantes atingidos, contou que perdeu 45 dos 50 guarda-sóis que tinha espalhados pela beira da praia. Ele perdeu ainda 20 mesas e 40 cadeiras.

“Eu estava no salão e só escutei aquele barulho muito alto. Quando eu olhei pro meu salão, estava tudo voando”, disse.

Segundo Diogo, que é dono do restaurante Miramar, uma tenda de cerca de 400 quilos também foi perdida durante o redemoinho. “Saiu voando como se não fosse nada. Foi assustador”, disse.

O empresário estipula que o prejuízo será na casa dos R$ 50 mil, entre cadeiras, mesas, telhados, estruturas e ouros utensílios que foram perdidos durante o fenômeno.

Ele contou que tudo estava um “dia normal” segundos antes de tudo acontecer. Segundo ele, não houve nenhum sinal do que viria.

“O clima estava tão ok, o vento estava tão tranquilo, um dia tão tranquilo como hoje. E foi tudo muito rápido. Ele [o redemoinho] surgiu embaixo da gente e saiu levando tudo praticamente”, disse.

Segundo Diogo, o momento foi assustador e fez parte dos trabalhadores chorar. Ele disse que viu um casal que feriu os pés, mas sem gravidade.