Açude Dourado volta a transbordar após quatro anos no Seridó potiguar; veja vídeo

Açude Dourado em Currais Novos, registra sangria após 4 anos — Foto: Reprodução
Açude Dourado transborda em Currais Novos, RNAçude Dourado em Currais Novos, registra sangria após 4 anos — Foto: Reprodução

Por g1 RN — O açude Dourado sangrou na noite desta quinta-feira (14), no Seridó potiguar. O transbordamento do reservatório foi acompanhado por moradores de Currais Novos, que comemoraram o resultado de boas chuvas no sertão.

O reservatório tem capacidade de armazenar até 10,32 milhões de metros cúbicos de água, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). O último transbordamento do açude tinha ocorrido há quatro anos, em março de 2020.

“Nosso ‘Dourado’ atingiu sua cota máxima na noite desta quinta-feira (14) e transbordou. Alegria, esperança e gratidão pelas bençãos das chuvas! Um dia para celebrar e agradecer”, publicou a prefeitura de Currais Novos nas redes sociais.

O cenário de 2024 é completamente diferente de 2023, quando o açude secou no dia 1º de março, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), responsável pelo abastecimento de água da região.

Na ocasião, a empresa estatal passou a usar as águas de outro açude, o Gargalheiras, para abastecer Currais Novos. O açude Dourado voltou a ser usado para abastecimento da cidade em maio, quando atingiu 19,86% de sua capacidade – quantidade suficiente para oito meses, segundo a empresa.