Casa +Negra Diversidade e Escola de Criação são os novos projetos da Casa da Ribeira

A Casa também tem uma nova presidenta, a atriz e produtora cultural, Alessandra Augusta. — Foto: Luana Tayze

As novidades foram anunciadas durante a noite da quarta-feira (06), na Casa da Ribeira, que celebrou seus 23 anos de existência, sob a presença de convidados especiais e plateia. Com a intencionalidade de ser lugar de protagonismo, visibilidade e acesso à cultura pelos mais diversos públicos, a Casa segue visando o acesso aos bens culturais e artísticos pelos públicos em 2024 e apresenta à sociedade, as novidades da Casa.

A solenidade de comemoração iniciou com a fala de Henrique Fontes, dramaturgo, diretor e ator brasileiro, que por anos foi presidente da Casa. Relembrando o início desse sonho que foi a criação de um local onde os artistas de Natal pudessem expressar sua arte, Henrique comentou: “Temos um equipamento cultural riquíssimo em nossas mãos, à disposição de todos. Aqui sempre foi um lugar de mil possibilidades, é assim que enxergamos, é assim que os moradores ao redor enxergam, é assim que os potiguares precisam enxergar. Daqui já saíram inúmeros profissionais, para as mais diversas áreas. Portanto,neste dia de celebração, me alegro em ver tantas gerações que por aqui já passaram, alçaram vôos e outros que atuam na própria Casa. Momento muito especial e de grandes expectativas para o futuro”.

Logo em seguida, o segundo momento da noite, o anúncio da nova presidenta da Casa, cargo assumido, sob fortes aplausos da plateia, pela a atriz e produtora cultural, Alessandra Augusta. Ex-aluna de projetos da Casa, amante do local e uma entusiastas incansável, Alessandra tomou posse do cargo de presidente e falou sobre suas perspectivas. “Primeiro de tudo, é uma honra receber o bastão das mãos de Henrique, alguém que admiro há anos e que me ensinou muito da profissão, ele foi meu primeiro professor de teatro, minha formação começou por ele.  O meu propósito é continuar este lindo trabalho, atuando junto aos nossos mais diversos públicos e colocando o teatro no lugar que ele sempre esteve e que deve permanecer, um lugar de imprescindível função social,  com poder transformador, político, formador de ideias e construtor de histórias”, comenta a presidenta, Alessandra Augusta.

Na plateia estavam presentes a Deputada Estadual Divaneide Basílio, a vereadora de Natal Brisa Bracchi, muitos artistas potiguares, poetas, formadores de opinião, funcionários do espaço, ex-educandas/os/es, amantes das artes e a sociedade em geral. Encerrando a noite, um show vibrante com a cantora, compositora, produtora musical e atriz brasileira, Khrystal, no show “Canto para Xangô”. No palco também estavam presentes Ricardo Baya, músico, compositor, arranjador e produtor musical potiguar; Bruno Cirino, músico acordeonista e, o baterista Darlan Marley.

Conheça a Casa +Negra Diversidade e a Escola de Criação

A Casa + Negra Diversidade trata-se de uma nova intenção de ocupação da Casa, que amplia o olhar para a negritude e a comunidade LGBTQIAPN+. A ideia é ocupar o espaço com a diversidade, tornando-o meio importante para que as pessoas sejam protagonistas das suas histórias, tenham visibilidade e acesso à educação e desenvolvimento humano e artístico. Serão desenvolvidas inúmeras ações no decorrer do ano junto a esses públicos-alvos.

Já a Escola de Criação, será um núcleo educativo para artistas e não-artistas criadores, com garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos. A Escola vai disponibilizar, neste ano, um total de 07 cursos de formação (4 breves e 3 aprofundados). Serão mais de 160 horas para o fomento à criatividade e o desenvolvimento humano através das artes para um grupo diversificado de 130 pessoas inscritas e, também, com a realização de aulões abertos.

Dentre os cursos estão: Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos com Ana Cláudia Viana – 20h); Você Ainda Lembra? (Oficina de Escrita Poética com Thiago Medeiros – 20h); Iniciação à Percussão e Sonorização (Alessandro Saraiva e Nando Galdino – 20h); Narrativas Afirmativas no Audiovisual (com Di Gatti – 20h); O Moinho de Ideias (com Clotilde Tavares – 12h); Dramaturgias Clássicas e Documental (com Henrique Fontes – 44h) e, Ancestralidade como Potência (com Alessandra Augusta – 26h). As inscrições para os primeiros cursos já estão abertas e podem ser acessadas através  do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5vhjCJcThjPBUGN_2WE2A9dM2oEs2mhbnle2bwPLvVjR5Nw/viewform

A Escola de Criação é uma realização da Casa da Ribeira, Casa +Negra Diversidade e conta com patrocínio da vereadora Brisa Bracchi (emenda parlamentar), da Prefeitura do Natal, da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Casa da Ribeira

Inaugurada dia 06 de março de 2001, a Casa da Ribeira é um espaço independente, de Educação e Cultura, criado no centenário casarão n° 52 da Rua Frei Miguelinho, Ribeira, Natal, RN, Brasil. A Casa já abraçou mais de 280 mil espectadores, abrigou mais 2.700 espetáculos diferentes, desenvolveu mais de 30 projetos, tendo como conceito uma programação inclusiva e diversa com acesso subsidiado para públicos de Natal.

Visite o site https://casadaribeira.com.br/ ou as redes sociais @casadaribeira para acompanhar e conhecer esse objeto cultural tão importante para o Rio Grande do Norte.