CRE sabatina indicados para embaixadas em Gana, Nigéria e Dinamarca

À bancada:
relator do PL 2.425/2020, senador Humberto Costa (PT-PE);
senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Comissão votará indicações imediatamente após as sabatinas e encaminhará ao Plenário Pedro França/Agência Senado

Por Agência Senado — Em reunião na quinta-feira (14), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) submeterá a sabatina os diplomatas indicados pela Presidência da República para chefiar embaixadas em Gana, na Nigéria e na Dinamarca.

Ministra de segunda classe da carreira do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mariana Gonçalves Madeira é a indicada para a embaixada em Gana e, cumulativamente, na Serra Leoa e na Libéria (MSF 92/2023); na estrutura do ministério, ela é coordenadora-geral de Cooperação Técnica com Países Desenvolvidos e já exerceu funções no Japão, na Austrália e em Camarões. A relatora da indicação é a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Com relatório do senador Cid Gomes (PSB-CE), o diplomata Carlos José Areias Moreno Garcete foi indicado para comandar a embaixada na Nigéria (MSF 1/2024). No MRE desde 1995, Garcete é atualmente ministro-conselheiro na embaixada em Bruxelas (Bélgica).

Para a embaixada na Dinamarca, o indicado é Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes, em posto cumulativo com a República da Lituânia (MSF 2/2024). Desde 2023 o diplomata é secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos, e já atuou nas representações brasileiras na Organização das Nações Unidas (ONU), Quito (Equador), Haia (Países Baixos) e Tóquio (Japão). O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) emitirá o relatório.

A reunião começa na sequência da audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, agendada para as 10h. Depois das sabatinas, os membros da CRE votarão as indicações, que ainda serão encaminhadas para a decisão final do Plenário do Senado. O presidente da CRE é o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.