Ataque russo em Odessa: mísseis caíram a 150 metros de Zelensky

Local danificado por ataque russo em Odessa. 18/7/2023. Foto: UKRAINIAN ARMED FORCES/REUTERS
© UKRAINIAN ARMED FORCES

Por Agência Brasil — O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, levou um susto durante a visita à Ucrânia. O governante visitava o Porto de Odessa, juntamente com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, quando um ataque russo atingiu o local.

Os mísseis caíram a apenas 150 metros de Zelensky e do chefe do governo da Grécia.

A Ucrânia acusa a Rússia de atingir alvos civis nos ataques com mísseis que têm caído diariamente em seu território.

A União Europeia já condenou o ataque, que deixou pelo menos cinco mortos.

“Mesmo no final [da visita ao Porto de Odessa], ouvimos o som de sirenes de ataques aéreos e explosões muito próximas de nós. Não tivemos tempo para nos abrigar”, adiantou o primeiro-ministro grego após os bombardeios.

A Rússia anunciou ter atingido um hangar do Porto de Odessa que abrigava drones navais ucranianos. “O objetivo foi alcançado. O alvo foi atingido”, adiantou o Ministério russo da Defesa em comunicado citado pela agência Reuters.

O Porto de Odessa é essencial para as exportações ucranianas de cereais pelo Mar Negro. Além da visita ao porto, Zelensky e Mitsotakis participaram de homenagem às vítimas de um ataque russo que visou uma zona residencial da cidade no último fim de semana. Pelo menos 12 pessoas morreram, incluindo cinco crianças.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.