Hermano Morais ressalta trabalho de equipe médica que investiga casos de doença rara no RN

O deputado comentou sua participação na abertura de um evento da Secretaria de Saúde do Estado. — Foto: Eduardo Maia

O deputado Hermano Morais (PV) se pronunciou nesta quarta-feira (06), na Assembleia Legislativa, sobre casos de doenças raras no Estado. O parlamentar comentou sua participação nesta quarta-feira na abertura de um evento da Secretaria de Saúde do Estado em conjunto com o LAIS – Laborátório de Inovação Tecnológica em Saúde, da UFRN, e do Hospital Onofre Lopes, que vem desenvolvendo uma investigação sobre a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) doença rara que acomete muitas pessoas no Rio Grande do Norte.

“Essa doença acontece em dois de cada 100 mil habitantes e atinge o sistema nervoso central de uma forma muito brutal onde as pessoas vão perdendo os movimentos e perdem também a fala”, explicou Hermano, lembrando que o trabalho se debruça em um relatório, fruto de uma lei de sua autoria aprovada na Assembleia Legislativa, que institui o registro da doença no Estado, onde já foram identificados 85 casos de pessoas em tratamento a morte de 10.

“A nossa lei, aprovada aqui, hoje serve de referência e base de estudos para a ELA”, acrescentou Hermano, que ressaltou o trabalho do médico Mário Emílio Dourado e da equipe que o acompanha.

Ainda durante o pronunciamento, Hermano Morais reconheceu o trabalho do Corpo de Bombeiros no caso do acidente ocorrido em Carnaúba dos Dantas, onde um carro foi arrastado pelas águas que invadiram a estrada a partir do rompimento de uma barragem. Um casal que ocupava o veículo ficou desaparecido e só dias depois os corpos encontrados e resgatados pelos bombeiros.

“Um assunto que comoveu toda a comunidade”, lembrou Hermano, ressaltando trabalho incessante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Currais Novos.