Comissão de Saúde inicia trabalhos sob presidência do deputado Galeno com vice Cristiane

Trabalhos na Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa foram iniciados nesta quarta (6). — Foto: João Gilberto

Os deputados Galeno Torquato (PSDB) e Cristiane Dantas (SDD) são respectivamente o presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa, cujos trabalhos foram iniciados nesta quarta-feira (6).

A CS é formada ainda pelos seguintes titulares: Dr. Bernardo (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Dr. Kerginaldo (PSDB). Tem como suplentes os deputados Gustavo Carvalho (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Coronel Azevedo (PL), Ivanilson Oliveira (União) e Luiz Eduardo (SDD).

O deputado Dr. Bernardo (PSDB), que presidiu a comissão na sessão legislativa passada, agradeceu a oportunidade: “Terminamos um ano com muito trabalho, pauta zerada e agradeço a confiança, desejando ao futuro presidente um grande trabalho em favor da saúde do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.

O atual presidente, Galeno Torquato, destacou a importância da atuação da CS para auxiliar o governo e a saúde pública do RN. “Iremos fazer visitas às unidades hospitalares com os membros desta comissão. A maioria da população reclama por melhorias na saúde, então vamos tentar que os hospitais funcionem melhor e que o que está dando certo possa se somar, para que possamos melhorar cada vez mais o sistema de saúde. É importante fazer um trabalho conjunto em prol da saúde”, disse.

O parlamentar também disse que pretende fazer um levantamento da fila das cirurgias eletivas, ortopédicas e vasculares. “Para que tenhamos todas essas informações e cobrar mais aonde for necessário”, disse.

Dr. Kerginaldo defendeu o papel fiscalizador da comissão, a fim de contribuir para um melhor atendimento. “Tenho muitos anos de hospitais e conheço o difícil dia a dia das unidades”, disse. A deputada Cristiane Dantas agradeceu a indicação e citou que a pauta da saúde “é um dos maiores problemas do Estado”.

A parlamentar citou situações de familiares de um paciente que precisava com urgência de um leito de UTI, mas que foi a óbito diante da demora. “Clamo que essa comissão faça o seu papel, visitando hospitais e promovendo audiências com desdobramentos e encaminhamentos que possam mudar a situação”, disse.

Encerrando, a deputada Terezinha Maia defendeu que os exames de grande complexidade sejam mais acessíveis. “Há casos de pessoas esperando há tempos um cateterismo e com a saúde debilitada”, afirmou. A Comissão de Saúde se reunirá às terças-feiras, às 8h30.